A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Joana Fraga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6307
Resumo: A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão, como o movimento, a imagem e a música, que vão formando o saber comunicativo da criança desde os primeiros anos. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois desencadeia o imaginário infantil, estimulando o intelecto e a formulação de hipóteses, desenvolvendo assim o potencial e as habilidades da mesma. A presente investigação, de carácter qualitativo, centrou-se num estudo desenvolvido em duas partes, tendo como referencia a comunicação verbal infantil mediante o discurso narrativo, a descrição /explicação e compreensão dos mecanismos e estratégias comunicativas verbais e não-verbais desfrutadas num momento de interação, investigadora/criança bem como a compreensão textual através do conto e reconto de histórias. Os principais objetivos para este estudo foram: compreender as habilidades de compreensão textual através do reconto oral; comparar a riqueza do discurso narrativo no conto e no reconto e perceber de que forma a Literatura Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo. Assim, os dados foram recolhidos em dois momentos, um no conto e outro no reconto, através de gravação áudio das histórias contadas e selecionadas por cada criança, propondo à mesma a produção de uma história. Podemos concluir que a capacidade narrativa está relacionada com a idade e que a utilização de estratégias de comunicação em situação de mediação/interação, investigadora/criança na tarefa de conto narrativo e a utilização do “tapete de histórias” no reconto, desenvolve a competência de discurso oral, ajuda na memória para resposta a questões, aumentando o desenvolvimento cognitivo da criança.
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spelling A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anosLiteratura InfantilNarrativa OralConto e RecontoDesenvolvimento CognitivoChildren's LiteratureOral NarrativeStorytelling and retellingCognitive DevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão, como o movimento, a imagem e a música, que vão formando o saber comunicativo da criança desde os primeiros anos. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois desencadeia o imaginário infantil, estimulando o intelecto e a formulação de hipóteses, desenvolvendo assim o potencial e as habilidades da mesma. A presente investigação, de carácter qualitativo, centrou-se num estudo desenvolvido em duas partes, tendo como referencia a comunicação verbal infantil mediante o discurso narrativo, a descrição /explicação e compreensão dos mecanismos e estratégias comunicativas verbais e não-verbais desfrutadas num momento de interação, investigadora/criança bem como a compreensão textual através do conto e reconto de histórias. Os principais objetivos para este estudo foram: compreender as habilidades de compreensão textual através do reconto oral; comparar a riqueza do discurso narrativo no conto e no reconto e perceber de que forma a Literatura Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo. Assim, os dados foram recolhidos em dois momentos, um no conto e outro no reconto, através de gravação áudio das histórias contadas e selecionadas por cada criança, propondo à mesma a produção de uma história. Podemos concluir que a capacidade narrativa está relacionada com a idade e que a utilização de estratégias de comunicação em situação de mediação/interação, investigadora/criança na tarefa de conto narrativo e a utilização do “tapete de histórias” no reconto, desenvolve a competência de discurso oral, ajuda na memória para resposta a questões, aumentando o desenvolvimento cognitivo da criança.Children's Literature is an interdisciplinary practice related to other modes of expression, such as movement, image and music, which build the communicative knowledge of the child since the early years. It is important for the formation of any child to hear stories, as it unleashes the child's imagination, stimulating the intellect and the formulation of hypotheses, thus developing her potential and abilities. This research, based on a qualitative point of view, was founded on a two-part study centered around verbal child communication through narrative discourse, as well as the description/explanation and understanding of verbal and non-verbal communicative mechanisms and strategies developed during moments of interaction between the researcher and the child. Additionally, this research focuses on textual understanding through storytelling and retelling. The main goals for this study were to understand the skills of textual understanding through oral retelling; to compare the richness of narrative discourse in storytelling and retelling; and to understand how Child Literature adds to cognitive development. Therefore, the data was collected in two moments: firstly during storytelling and afterwards during retelling. Audio recording, of the stories told and selected, was used and each child was encouraged create a story. We can conclude that narrative capability is related with age, with the use of communication strategies in situations of mediation/interaction between the researcher and the child during storytelling and also relates to the use of the "story carpet" during retelling. These factors help develop the skills of Oral speech, improve memory aids while answering questions and increase the child's cognitive development.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAndrade, Joana Fraga2017-11-29T17:27:42Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:11.745411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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