Atitudes dos professores do 1º ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Jorge Joaquim Martins
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1012
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
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spelling Atitudes dos professores do 1º ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiaisDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo "Atitudes dos professores do 1o ciclo face à integração de crianças com necessidades educativas especiais" aborda os conceitos de: Atitude, Educação Especial e Integração Escolar. Foi realizada uma revisão de estudos e pesquisas relacionados com esta problemática, que permitiram evidenciar a importância das atitudes dos professores do Ensino Regular para o sucesso ou insucesso da integração de crianças comN.E.E.'s. O estudo empírico consistiu na construção de um questionário, designado "Atitudes dos Professores de E. R. face à integração de crianças com N.E.E.'s" e na sua aplicação ao universo dos professores do 1o Ciclo do concelho de Almada. Da análise do questionário foi possível encontrar cinco factores (Rotação Ortogonal Varimax): 1º Fact. Custos gerais da Integração; 2o Fact. Efeitos positivos da Integração para as crianças com N.E.E.'s e para as crianças "normais; 3o Fact. Benefícios gerais da Integração; 4o Fact. Efeitos negativos da Integração na auto-estima das crianças com N.E.E.'s e na aceitação dessas crianças pelas crianças normais; 5o Fact. Capacidade de aprendizagem de crianças com N.E.E.'s. Mediante tratamento estatístico foi possível identificar variáveis que influenciam positivamente as atitudes dos professores de E.R. face à integração de alunos com N.E.E.'s no E.R. e apontar características ideais de um professor que se proponha trabalhar com estes alunos, nomeadamente ser jovem, professor de apoio, ter pouco tempo de serviço, curso superior, frequentar acções de formação contínua e possuir experiência docente com crianças com N.E.E.'s. As conclusões do nosso estudo permitem-nos salientar o papel proeminente que a variável formação tem na criação de atitudes positivas face à integração de crianças com N.E.E.'s no Ensino Regular.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMatta, IsabelRepositório do ISPAVaz, Jorge Joaquim Martins2011-10-07T19:44:41Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:06.374499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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