Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandra Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85202
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
id RCAP_9da523d6e55f61029a77b0f14b8bae55
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de PortugalDyslexia: knowledge of pre-school educators and teachers of the 1st cycle of basic education in schools in a municipality in the north of PortugalConhecimentoConvicçõesDislexiaProfessoresBeliefsDyslexiaKnowledgeTeachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)O presente trabalho tem como finalidade analisar os conhecimentos dos educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia. Os dados foram recolhidos junto de 123 profissionais de cinco agrupamentos de escolas e dois colégios privados de uma cidade do norte de Portugal. O instrumento de recolha de dados foi um questionário constituído por uma estrutura com três dimensões - informação geral, Diagnóstico e intervenção, denominado KBDDS – Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, sendo os dados analisados através de estatística descritiva e inferencial. As conclusões permitem aferir que: 1) no geral, os resultados obtidos mostram que os educadores de educação pré-escolar e professores do 1.º ciclo do ensino básico que participaram neste estudo possuem conhecimentos sobre a dislexia, em particular sobre as suas características, origem e diagnóstico e no ensino e apoio aos alunos. Apesar disso, verifica-se a existência de algumas lacunas e equívocos que colocam em causa a solidez do conhecimento apresentado; 2) Quanto às distintas variáveis analisadas, em relação à variável “habilitações académicas” não se verificaram diferenças estatisticamente significativas com influência nos resultados dos conhecimentos dos inquiridos em qualquer uma das três dimensões - informação geral, diagnóstico e intervenção – ou no conhecimento global demonstrado pela totalidade do KBDDS. Quanto à variável “experiência com alunos com dislexia” verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os conhecimentos demonstrados ainda que apenas na dimensão Intervenção e na globalidade do KBDDS. 3) A escala KBDDS total, com os 39 itens foi avaliada através da medida Alpha de Cronbach tendo apresentado uma boa consistência interna (α=0,82).The purpose of this work is to analyze the knowledge of pre-school educators and teachers of the 1st cycle of basic education about. Data was collected from 123 professionals (educators and teachers) from five school groups and two private schools in a city in the north of Portugal. The data collection instrument was attended by a structure with three dimensions - general information, Diagnosis and intervention, called KBDDS – Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale. The methodology used is quantitative in nature, the data being analyzed through descriptive and inferential statistics. The conclusions allow us to verify that: 1) in general, the results obtained show that pre school educators and teachers who participated in this study have knowledge about dyslexia, in particular about its characteristics, origin and diagnosis and in teaching and supporting students. Despite this, it appears that there are some knowledge gaps and misconceptions that question the knowledge presented; 2) ) As for the different variables analysed, in relation to the variable "academic qualifications”, there were no statistically significant differences with influence on the results of the knowledge of the respondents in any of the three dimensions - general information, diagnosis and intervention - or the overall knowledge demonstrated by the entire KBDDS. As for the variable “experience with students with dyslexia”, there were statistically significant differences between the knowledge demonstrated, even if only in the Intervention dimension and in the KBDDS as a whole. 3) The total KBDDS scale, with 39 items, was evaluated using Cronbach's Alpha measure and returned a good internal consistency (α=0.82).Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoSoares, Sandra Rodrigues2023-06-202023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85202por203322606info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:09.065539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
Dyslexia: knowledge of pre-school educators and teachers of the 1st cycle of basic education in schools in a municipality in the north of Portugal
title Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
spellingShingle Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
Soares, Sandra Rodrigues
Conhecimento
Convicções
Dislexia
Professores
Beliefs
Dyslexia
Knowledge
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
title_full Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
title_fullStr Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
title_full_unstemmed Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
title_sort Dislexia: conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
author Soares, Sandra Rodrigues
author_facet Soares, Sandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Convicções
Dislexia
Professores
Beliefs
Dyslexia
Knowledge
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento
Convicções
Dislexia
Professores
Beliefs
Dyslexia
Knowledge
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
2023-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85202
url https://hdl.handle.net/1822/85202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203322606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132903625457664