Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Sandra do Sameiro da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59509
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
id RCAP_7d6d86edb04c4b1ae25c00e47d270542
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexiaProfessoresConhecimentos e perceções sobre dislexiaTeachersKnowledge and perceptions about dyslexiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)Neste trabalho de investigação apresenta-se um estudo que teve por finalidade analisar os conhecimentos de professores em serviço e em formação do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre dislexia. Os dados foram recolhidos junto de 96 participantes num agrupamento de escolas e numa universidade do Norte de Portugal, através de um questionário adaptado do estudo de Soriano-Ferrer et al. (2016), e do questionário utilizado por Carreira (2016). A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial. As conclusões mostram que: 1) no geral, os participantes revelam possuir conhecimentos sobre a dislexia, nomeadamente sobre as caraterísticas, a origem e diagnóstico e o ensino e apoio aos alunos, verificando-se, no entanto, alguns equívocos e também dúvidas; 2) as variáveis pessoais como o “género”, e as variáveis profissionais como o “tempo de serviço”, o “contato com alunos com dislexia formalmente diagnosticada”, os “participantes em serviço e em formação” e a “formação especializada na área da dislexia”, tiveram influência nos resultados dos conhecimentos sobre dislexia dos participantes; 3) a escala apresenta um coeficiente de Alpha de Cronbach de 0,696, considerado aceitável; 4) os resultados da análise fatorial não mostram coerência conceptual pelo que se sugere um estudo posterior. Este estudo permite analisar os conhecimentos dos professores sobre dislexia e contribuir para a organização de apoios nesta área.This research work presents an advanced study that intends to analyse the teachers knowledge about dyslexia, both in training and service. The data was collected through 96 participants in a group of schools and in a university in the North of Portugal, based on two questionnaires: one adapted from the Soriano-Ferrer et al. (2016) study and the other used by Carreira (2016). The methodology used during this research in this paper is quantitative, descriptive and inferential. The conclusions show that: 1) in general, the participants reveal knowledge about dyslexia, such as the characteristics, the diagnoses and how to teach and support students, however, some of that information is misunderstood and doubts; 2) personal variables such as “gender”, professional variables such as “work experience”, “direct contact with students with formally diagnosed dyslexia”, “participants in service and training” and “professional training in dyslexia education” had impact on participants knowledge about dyslexia; 3) the scale shows a Cronbach's Alpha coefficient of 0.666, which is considered acceptable; 4) the results of the factorial analysis do not show conceptual coherence and a posterior study is suggested. This study allows to analyze the teachers knowledge about dyslexia and to contribute to an organization that supports this nature of problem.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoNobre, Sandra do Sameiro da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59509por202189198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:50.731616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
title Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
spellingShingle Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
Nobre, Sandra do Sameiro da Silva
Professores
Conhecimentos e perceções sobre dislexia
Teachers
Knowledge and perceptions about dyslexia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
title_full Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
title_fullStr Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
title_full_unstemmed Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
title_sort Professores em serviço e em formação na região norte de Portugal: perspetivas sobre a dislexia
author Nobre, Sandra do Sameiro da Silva
author_facet Nobre, Sandra do Sameiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Sandra do Sameiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Conhecimentos e perceções sobre dislexia
Teachers
Knowledge and perceptions about dyslexia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores
Conhecimentos e perceções sobre dislexia
Teachers
Knowledge and perceptions about dyslexia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59509
url http://hdl.handle.net/1822/59509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202189198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133094193659904