Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, André Tigeleiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10643
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_9da99d7efb08a54f887c573e4899f4fc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de internacionalização : o caso grupo PestanaInternacionalizaçãoestratégiaparceriasredeshotelariaInternationalizationstrategypartnershipsnetworkshotelMestrado em Ciências EmpresariaisAtravés do processo denominado por globalização qualquer produto ou serviço local pode, potencialmente, atingir projeção mundial. As alterações daí decorrentes têm originado mudanças na forma e modo como as organizações conjugam recursos e capacidades, com vista ao desenvolvimento eficiente e eficaz de processos e estratégias de internacionalização. Contudo, todas as mudanças operadas pelas organizações parecem tender para um objectivo comum, o do sucesso integrativo da organização no mercado alvo. Através de um estudo de caso do maior grupo hoteleiro português - o Grupo Pestana, a presente investigação foca-se nos seguintes tópicos: estratégia de internacionalização; relacionamentos, parcerias e redes de negócios. O estudo procura observar aspetos como o enquadramento no mercado global, desenvolvimento de uma estratégia e orientação internacional, envolvimento em relacionamentos, parcerias e redes de negócios, assim como, de que forma são potenciadas as capacidades e competências da organização. Os dados recolhidos destacam que para a elaboração de uma adequada estratégia de internacionalização, é importante que seja efetuada uma profunda análise turística e macroeconómica, tendo em conta ciclos e tendências, a experiência acumulada da organização, assim como a visibilidade e notoriedade da marca. Igualmente relevantes na facilitação de processos de expansão, denotaram-se os relacionamentos institucionais, as parcerias e as redes de negócios a que a organização pertence.Through the process called globalization any local product or service can, potentially, achieve worldwide recognition. Changes resulting therefrom have originated changes on how organizations combine resources and capabilities with the goal of develop efficient and effective internationalization strategies. However, all changes operated by organizations seem to tend towards a common goal, the integrative success of the organization in the target market. Using a case study of the biggest Portuguese hotel group - the Pestana Group, this research focuses on the following topics: internationalization strategy; relationships, partnerships and business networks. The study seeks to observe aspects such as emplacement in the global market, international strategy and orientation development, relationships, partnerships and business networks involvement, as well as how are enhanced organizational capabilities and competencies. The collected data highlight, that for the development of an appropriate international strategy, it is important that a profound tourist and macroeconomic analysis are performed, taking into account cycles and trends, the accumulated experience of the organization, as well as the visibility and brand awareness. The institutional relationships, partnerships and business networks to which the organization belongs also revealed important in facilitating expansion processes.Instituto Superior de Economia e GestãoCurado, CarlaRepositório da Universidade de LisboaAfonso, André Tigeleiro2016-01-12T13:22:38Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10643porAfonso, André Tigeleiro (2015). "Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:04.460666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
title Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
spellingShingle Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
Afonso, André Tigeleiro
Internacionalização
estratégia
parcerias
redes
hotelaria
Internationalization
strategy
partnerships
networks
hotel
title_short Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
title_full Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
title_fullStr Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
title_full_unstemmed Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
title_sort Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
author Afonso, André Tigeleiro
author_facet Afonso, André Tigeleiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Carla
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, André Tigeleiro
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
estratégia
parcerias
redes
hotelaria
Internationalization
strategy
partnerships
networks
hotel
topic Internacionalização
estratégia
parcerias
redes
hotelaria
Internationalization
strategy
partnerships
networks
hotel
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-12T13:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10643
url http://hdl.handle.net/10400.5/10643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, André Tigeleiro (2015). "Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053462388736