A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29884 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_84b296b0a15f48ea759ad68a117367ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no BrasilinternacionalizaçãoBrasilsubsidiáriaestratégiahotelariainternationalizationBrazilsubsidiarystrategyhospitalityMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisCom o surgimento e desenvolvimento da globalização, o tema da internacionalização tem se tornado cada vez mais atual e pertinente no mundo dos negócios. Com um mercado cada vez mais saturado e consumidores mais exigentes as empresas procuram internacionalizar-se para dar resposta a estes problemas. Um tema complexo como a internacionalização suscita diferentes tipos de questões relativas aos comportamentos das empresas. Dessa forma, este projeto procura compreender o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa. Para esta investigação, a metodologia considerada mais adequada foi a do estudo de caso, tendo por base o caso do grupo hoteleiro português Vila Galé no Brasil. Em 2001, a Vila Galé abriu o seu primeiro hotel no Brasil e iniciaram as operações neste mercado detendo nos dias de hoje 10 estabelecimentos hoteleiros. Assim, a presente investigação foca-se em duas questões principais: o porquê da escolha do Brasil como mercado destino e como a Vila Galé gere a subsidiária brasileira tendo em conta a estratégia global da empresa. Em suma, foi possível perceber que a opção pelo Brasil como mercado destino deu-se, entre vários fatores, pela proximidade histórica associada à língua. Ao mesmo tempo percebeu-se o papel e importância que a subsidiária tem para a empresa e como a mesma é gerida. Foi concedida autonomia à subsidiária em diferentes aspetos para que a mesma se pudesse adaptar ao ambiente local, mas tentando assegurar ao mesmo tempo uma coordenação global com a sede.With the emergence and development of globalization, the theme of internationalization has become increasingly popular and relevant in the business world. With an increasingly saturated market and more demanding consumers, companies are looking to internationalize in order to respond to these problems. A complex topic such as internationalization raises different types of questions about companies' behavior. Therefore, this project seeks to understand the internationalization process of a Portuguese company. For this research, the methodology considered most appropriate was the case of study, based on the case of the Portuguese hotel group Vila Galé in Brazil. In 2001, Vila Galé opened its first hotel in Brazil and began operations in this market, currently owning 10 hotel establishments. This research focuses on two main questions: why Brazil was chosen as a destination market and how Vila Galé manages its Brazilian subsidiary, considering the company's global strategy. In summary, it was possible to see that the choice of Brazil as a destination market was due, among other factors, to the historical proximity associated with the language. At the same time, we were able to understand the role and importance of the subsidiary for the company and how it is managed. The subsidiary was given autonomy in several aspects so that it could adapt to the local environment, trying at the same time to ensure global coordination with the headquarters.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Tiago Fernandes2024-01-19T13:53:49Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29884porLourenço, Tiago Fernandes (2023). “A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:35:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:40.901747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
title |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
spellingShingle |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil Lourenço, Tiago Fernandes internacionalização Brasil subsidiária estratégia hotelaria internationalization Brazil subsidiary strategy hospitality |
title_short |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
title_full |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
title_fullStr |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
title_full_unstemmed |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
title_sort |
A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil |
author |
Lourenço, Tiago Fernandes |
author_facet |
Lourenço, Tiago Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nevado, Pedro Picaluga Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Tiago Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internacionalização Brasil subsidiária estratégia hotelaria internationalization Brazil subsidiary strategy hospitality |
topic |
internacionalização Brasil subsidiária estratégia hotelaria internationalization Brazil subsidiary strategy hospitality |
description |
Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09 2023-09-01T00:00:00Z 2024-01-19T13:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lourenço, Tiago Fernandes (2023). “A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137017558204416 |