A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Tiago Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29884
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_84b296b0a15f48ea759ad68a117367ef
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização do Grupo Vila Galé no BrasilinternacionalizaçãoBrasilsubsidiáriaestratégiahotelariainternationalizationBrazilsubsidiarystrategyhospitalityMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisCom o surgimento e desenvolvimento da globalização, o tema da internacionalização tem se tornado cada vez mais atual e pertinente no mundo dos negócios. Com um mercado cada vez mais saturado e consumidores mais exigentes as empresas procuram internacionalizar-se para dar resposta a estes problemas. Um tema complexo como a internacionalização suscita diferentes tipos de questões relativas aos comportamentos das empresas. Dessa forma, este projeto procura compreender o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa. Para esta investigação, a metodologia considerada mais adequada foi a do estudo de caso, tendo por base o caso do grupo hoteleiro português Vila Galé no Brasil. Em 2001, a Vila Galé abriu o seu primeiro hotel no Brasil e iniciaram as operações neste mercado detendo nos dias de hoje 10 estabelecimentos hoteleiros. Assim, a presente investigação foca-se em duas questões principais: o porquê da escolha do Brasil como mercado destino e como a Vila Galé gere a subsidiária brasileira tendo em conta a estratégia global da empresa. Em suma, foi possível perceber que a opção pelo Brasil como mercado destino deu-se, entre vários fatores, pela proximidade histórica associada à língua. Ao mesmo tempo percebeu-se o papel e importância que a subsidiária tem para a empresa e como a mesma é gerida. Foi concedida autonomia à subsidiária em diferentes aspetos para que a mesma se pudesse adaptar ao ambiente local, mas tentando assegurar ao mesmo tempo uma coordenação global com a sede.With the emergence and development of globalization, the theme of internationalization has become increasingly popular and relevant in the business world. With an increasingly saturated market and more demanding consumers, companies are looking to internationalize in order to respond to these problems. A complex topic such as internationalization raises different types of questions about companies' behavior. Therefore, this project seeks to understand the internationalization process of a Portuguese company. For this research, the methodology considered most appropriate was the case of study, based on the case of the Portuguese hotel group Vila Galé in Brazil. In 2001, Vila Galé opened its first hotel in Brazil and began operations in this market, currently owning 10 hotel establishments. This research focuses on two main questions: why Brazil was chosen as a destination market and how Vila Galé manages its Brazilian subsidiary, considering the company's global strategy. In summary, it was possible to see that the choice of Brazil as a destination market was due, among other factors, to the historical proximity associated with the language. At the same time, we were able to understand the role and importance of the subsidiary for the company and how it is managed. The subsidiary was given autonomy in several aspects so that it could adapt to the local environment, trying at the same time to ensure global coordination with the headquarters.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Tiago Fernandes2024-01-19T13:53:49Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29884porLourenço, Tiago Fernandes (2023). “A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:35:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:40.901747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
title A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
spellingShingle A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
Lourenço, Tiago Fernandes
internacionalização
Brasil
subsidiária
estratégia
hotelaria
internationalization
Brazil
subsidiary
strategy
hospitality
title_short A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
title_full A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
title_fullStr A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
title_full_unstemmed A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
title_sort A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil
author Lourenço, Tiago Fernandes
author_facet Lourenço, Tiago Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Tiago Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv internacionalização
Brasil
subsidiária
estratégia
hotelaria
internationalization
Brazil
subsidiary
strategy
hospitality
topic internacionalização
Brasil
subsidiária
estratégia
hotelaria
internationalization
Brazil
subsidiary
strategy
hospitality
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
2024-01-19T13:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29884
url http://hdl.handle.net/10400.5/29884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Tiago Fernandes (2023). “A internacionalização do Grupo Vila Galé no Brasil”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137017558204416