Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muquendi, Alberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1366
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
id RCAP_b7a4a1f8a457804dd7b8c0b58cc8c8b3
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.Liderança escolarDiretor de escolaEstilos de liderançaSchool leadershipSchool principalLeadership stylesDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.A principal ambição do presente estudo é compreender de que forma professores de uma escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor. De modo a dar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se três objetivos de investigação, designadamente: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do município do Cambulo. A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores do município de Cambulo. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário MLQ de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=51), tendo sido validados 35 dos questionários respondidos. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados usada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da escola de formação de professores do município do Cambulo revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com as características dos três tipos de liderança, sendo notória a prevalência das características associadas à Liderança Transformacional e à Liderança Transacional sobre as da Liderança Laissez-Faire.The main ambition of this study is to understand how teachers in a training school for teachers in the municipality of Cambulo perceive the leadership led by the school principal. In order to address this issue of research is outlined – three research objectives, namely: i) characterize how teachers of the training school for teachers in the municipality of Cambulo perceive the leadership led by the school principal; ii) understand the influence of the school principal in the teaching work dynamics iii) develop knowledge about the style of leadership developed in the training school for teachers in the municipality of Cambulo. The methodology adopted in this research took an essentially qualitative nature, taking the case study was the preferred research strategy. The empirical study took place in the school year 2014 in a training school for teachers in the municipality of Cambulo. The main data collection technique was the MLQ questionnaire of Avolio & Bass (2004) applied to all the teachers (n=51) from which we received 35 validated questionnaires. A simple statistical analysis was the data processing technique used. The main results of the study point to the fact that the school principal of the training school for teachers in the municipality of Cambulo reveal behavioral attitudes and positions consonants with the characteristics of three types of leadership, being notorious a prevalence of characteristics associated with Transformational Leadership and Leadership Transactional above the Laissez- Faire Leadership characteristics.Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins.Universidade Portucalense2015-12-15T10:47:39Z2015-12-152015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1366http://hdl.handle.net/11328/1366TID:201002825porMuquendi, A. (2015). Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Cota: TME 544Muquendi, Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:41Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:06.730291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
title Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
spellingShingle Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
Muquendi, Alberto
Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
title_short Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
title_full Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
title_fullStr Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
title_full_unstemmed Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
title_sort Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
author Muquendi, Alberto
author_facet Muquendi, Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muquendi, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
topic Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T10:47:39Z
2015-12-15
2015-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1366
http://hdl.handle.net/11328/1366
TID:201002825
url http://hdl.handle.net/11328/1366
identifier_str_mv TID:201002825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Muquendi, A. (2015). Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Cota: TME 544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134974645895168