A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Raquel Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6055
Resumo: Atualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.
id RCAP_9db47486151f21c660e29672556b7bf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de casoComunicação EstratégicaComunicação DigitalRedes SociaisFacebookCâmara Municipal de ViseuStrategic CommunicationDigital CommunicationSocial NetworksFacebookCity Council of ViseuAtualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.Nowadays, more and more importance is attached to the relationship that a particular brand or organization creates with society. With the emergence of social networks, the construction of this relationship has become a more important and more specialized communication tool. This type of communication is called Strategic Communication, because it is through it that everything is thought out in detail, internally and externally, in order to meet global needs of the community. In this context, this paper aims to answer the following question: "How to increase the dialogue between the municipality of Viseu and citizens in the social network Facebook?". The main objective of this research is to evaluate and identify the impact of this social network of the Municipal Council of Viseu in relationship with the citizens. In order to respond to what was previously mentioned, the methodology used to carry out this study was the case study of the Municipal Council of Viseu, through the analysis of the social network Facebook of this municipality for three months, and the completion of a questionnaire . The results obtained through this investigation reveal that one of the key points for good Strategic Communication is to know the public. This consists of knowing what they like most to see published, what days and hours allow for greater reach concerning and dissemination, and also publish current affairs in an innovative and creative wayRego, BelmiroGonçalves, TatianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Joana Raquel Figueiredo2019-12-18T12:07:21Z2018-12-102018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6055TID:202345750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:02.856230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
title A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
spellingShingle A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
Santos, Joana Raquel Figueiredo
Comunicação Estratégica
Comunicação Digital
Redes Sociais
Facebook
Câmara Municipal de Viseu
Strategic Communication
Digital Communication
Social Networks
Facebook
City Council of Viseu
title_short A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
title_full A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
title_fullStr A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
title_full_unstemmed A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
title_sort A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de caso
author Santos, Joana Raquel Figueiredo
author_facet Santos, Joana Raquel Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Belmiro
Gonçalves, Tatiana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Raquel Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Estratégica
Comunicação Digital
Redes Sociais
Facebook
Câmara Municipal de Viseu
Strategic Communication
Digital Communication
Social Networks
Facebook
City Council of Viseu
topic Comunicação Estratégica
Comunicação Digital
Redes Sociais
Facebook
Câmara Municipal de Viseu
Strategic Communication
Digital Communication
Social Networks
Facebook
City Council of Viseu
description Atualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2018-12-10T00:00:00Z
2019-12-18T12:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6055
TID:202345750
url http://hdl.handle.net/10400.19/6055
identifier_str_mv TID:202345750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910526799872