Os desafios digitais na gestão da carreira: o caso da população ativa com mais de 40 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18431 |
Resumo: | Versão final (Esta versão contém críticas e sugestões do júri) |
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Os desafios digitais na gestão da carreira: o caso da população ativa com mais de 40 anosCareerDigital skillsLabour marketGenerationsDigital transformationCarreiraCompetências digitaisMercado de trabalhoGeraçõesTransformação digitalGestãoVersão final (Esta versão contém críticas e sugestões do júri)Este estudo tem o propósito de investigar a relação entre os níveis de competências digitais e a carreira na população com mais de 40 anos. As carreiras estão em mudança, alterando os pressupostos que existiam anteriormente, por força das transformações no mercado de trabalho exigindo dos trabalhadores um novo comportamento e uma atitude mais proativa. Estas mudanças ocorrem principalmente da transformação digital que se impõe e que a pandemia veio acelerar. A população com mais de 40 anos é desafiada a desenvolver competências e habilidades que a permita interagir usando os meios digitais para fazer face a um mercado que está a transformar e extinguir postos de trabalho. Esta pressão tem um maior impacto nos trabalhadores mais velhos uma vez que 47% da mão de obra disponível em Portugal tem uma qualificação de nível básico (Pessoas 2018, INE, IP), o que implica processos de requalificação que são necessários para manter a sua empregabilidade. Os dados para o estudo foram recolhidos através de um inquérito por questionário a pessoas com mais de 40 anos. Responderam ao questionário sobre competências digitais 216 indivíduos. Os resultados do estudo indicam que esta população apresenta dificuldades na utilização das ferramentas digitais que compromete o desenvolvimento e progressão na carreira. Esta dificuldade acentua-se nos indivíduos com qualificações mais baixas e que não se encontram a trabalhar, pois apresentam níveis de competências digitais mais baixos. Através da análise de clusters identificaram-se três perfis de indivíduos associados às competências digitais. Com estes dados, conclui-se que esta população precisa de desenvolver competências que lhes permita responder à imprevisibilidade e aos efeitos da tecnologia. No futuro, seria interessante tipificar esta população e analisar as dificuldades e motivações para o desenvolvimento de competências digitais.This study aims to investigate the relationship between digital skills levels and career in the population over 40 years of age. Careers are changing, changing the assumptions that existed previously, by the force of changes in the labor market requiring workers to reweave and a more proactive attitude. These changes occur mainly from the digital transformation that is imposed in the daily life of the population and that the pandemic has accelerated. The population over 40 is challenged to develop skills and skills that enable it to interact using digital media to cope with a market that is transforming and extinguishing jobs. This pressure has a greater impact on older workers since 47% of the workforce available in Portugal has a basic level qualification (People 2018, INE, IP), which implies requalification processes that are necessary to maintain their employability. Data for the study were collected through a questionnaire survey of people over 40 years of age. 216 individuals answered the digital skills questionnaire. The results of the study indicate that this population presents difficulties in the use of digital tools that compromises development and career progression. This difficulty is accentuated in individuals with lower qualifications who are not working because they have lower levels of digital skills. Through cluster analysis, three profiles of individuals associated with digital skills were identified. With these data, it is concluded that this population needs to develop skills that allow them to respond to the unpredictability and effects of technology. In the future it would be interesting to typify this population and analyze the difficulties and motivations for the development of digital skills.Meirinhos, Viviana AndradeRodrigues, Ana Cláudia MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Bárbara Carvalho2021-09-20T10:10:53Z2021-06-292021-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18431TID:202766004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:05.191397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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