Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amante, Lúcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14941
Resumo: A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.
id RCAP_9db9dd7e853565adb033c7461f755dcd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distânciaConvergence culture and university: contributions of distance educationConvergênciaCultura participativaInteligência coletivaConvergenceParticipatory cultureCollective intelligenceA nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.The new media culture can be a catalyst for change in pedagogical practice and in the way it promotes the construction of knowledge. Some of these changes take time to be reflected in educational practice, particularly at the university level. Others exceed what the theory could have predicted regarding the profound changes that the current ecology of media confronts us with. In this paper, we try to present some key concepts associated with the Convergence Culture and its relationship with the new ways of learning. It deals with Distance Education and its role in the transformation of university pedagogy, towards a new culture of learning.EdUFMT - Universidade Federal de Mato GrossoRepositório AbertoAmante, Lúcia2023-09-18T10:16:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14941porAmante, L. (2016) Cultura da Convergência e Universidade: Contributos da Educação a Distância. In Revista de Educação Pública – Educação e seus sentidos no mundo digital. Vol 25, nº 59/1 maio/agosto (252-262).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:23:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:44.081065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
Convergence culture and university: contributions of distance education
title Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
spellingShingle Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
Amante, Lúcia
Convergência
Cultura participativa
Inteligência coletiva
Convergence
Participatory culture
Collective intelligence
title_short Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
title_full Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
title_fullStr Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
title_full_unstemmed Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
title_sort Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
author Amante, Lúcia
author_facet Amante, Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência
Cultura participativa
Inteligência coletiva
Convergence
Participatory culture
Collective intelligence
topic Convergência
Cultura participativa
Inteligência coletiva
Convergence
Participatory culture
Collective intelligence
description A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2023-09-18T10:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14941
url http://hdl.handle.net/10400.2/14941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amante, L. (2016) Cultura da Convergência e Universidade: Contributos da Educação a Distância. In Revista de Educação Pública – Educação e seus sentidos no mundo digital. Vol 25, nº 59/1 maio/agosto (252-262).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv EdUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135042411167744