Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14941 |
Resumo: | A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem. |
id |
RCAP_9db9dd7e853565adb033c7461f755dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distânciaConvergence culture and university: contributions of distance educationConvergênciaCultura participativaInteligência coletivaConvergenceParticipatory cultureCollective intelligenceA nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.The new media culture can be a catalyst for change in pedagogical practice and in the way it promotes the construction of knowledge. Some of these changes take time to be reflected in educational practice, particularly at the university level. Others exceed what the theory could have predicted regarding the profound changes that the current ecology of media confronts us with. In this paper, we try to present some key concepts associated with the Convergence Culture and its relationship with the new ways of learning. It deals with Distance Education and its role in the transformation of university pedagogy, towards a new culture of learning.EdUFMT - Universidade Federal de Mato GrossoRepositório AbertoAmante, Lúcia2023-09-18T10:16:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14941porAmante, L. (2016) Cultura da Convergência e Universidade: Contributos da Educação a Distância. In Revista de Educação Pública – Educação e seus sentidos no mundo digital. Vol 25, nº 59/1 maio/agosto (252-262).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:23:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:44.081065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância Convergence culture and university: contributions of distance education |
title |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
spellingShingle |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância Amante, Lúcia Convergência Cultura participativa Inteligência coletiva Convergence Participatory culture Collective intelligence |
title_short |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
title_full |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
title_fullStr |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
title_sort |
Cultura da convergência e universidade: contributos da educação a distância |
author |
Amante, Lúcia |
author_facet |
Amante, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convergência Cultura participativa Inteligência coletiva Convergence Participatory culture Collective intelligence |
topic |
Convergência Cultura participativa Inteligência coletiva Convergence Participatory culture Collective intelligence |
description |
A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como e promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2023-09-18T10:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14941 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amante, L. (2016) Cultura da Convergência e Universidade: Contributos da Educação a Distância. In Revista de Educação Pública – Educação e seus sentidos no mundo digital. Vol 25, nº 59/1 maio/agosto (252-262). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135042411167744 |