Preditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de Segurança
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104268 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
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Preditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de SegurançaPredictors Of Change In Cognitive Therapy For Adolescents With Social Anxiety: Dysfunctional Social Beliefs, Self-focused Attention and Safety Behaviorsperturbação de ansiedade socialterapia cognitiva da ansiedade socialadolescentesmudança clínicapreditores de mudançasocial anxiety disordercognitive therapy of social anxietyadolescentsclinical changechange predictorsDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoExiste evidência empírica sobre a aplicabilidade e eficácia do modelo cognitivo de Clark e Wells (1995) para a mudança sintomática em adultos com Perturbação de Ansiedade Social (PAS). Já com adolescentes, as evidências sobre o efeito da terapia cognitiva na ansiedade social são escassas, bem como se essas mudanças se associam à mudança nos mecanismos propostos como fatores de manutenção da PAS. Este estudo pretende preencher esta lacuna, avaliando se há mudança na PAS em adolescentes após terapia cognitiva, e se essa mudança é explicada pelas mudanças nos mecanismos de manutenção (crenças sociais disfuncionais, atenção autofocada e comportamentos de segurança). Participaram no estudo 21 adolescentes (17 raparigas; 15-18 anos) com diagnóstico primário de PAS generalizada, que receberam intervenção cognitiva manualizada. Foi utilizado o Latent Change Score Model para investigar mudanças nos mecanismos de manutenção, e o quanto contribuem para explicar as mudanças na ansiedade social. Os resultados revelaram mudanças nos mecanismos de manutenção do pré para o pós-intervenção, e essas mudanças explicaram a mudança na ansiedade social nos mesmos momentos. No geral, os resultados ofereceram evidências acerca da eficácia da terapia cognitiva para adolescentes com PAS, apoiando o modelo teórico desta terapia e a relevância que a mesma coloca no reverter dos mecanismos psicológicos em análise .There is empirical evidence on the applicability and effectiveness of Clark and Wells’ cognitive model (1995) on promoting symptomatic change in adults with Social Anxiety Disorder (SAD). As for adolescents, the evidence about the effectiveness of cognitive therapy for SAD is scarce, as well as if observed changes associate with change in the mechanisms proposed as maintenance factors of SAD. This study aims to fill this gap by assessing whether there is a change in SAD in adolescents after cognitive therapy, and whether that change is explained by changes in maintenance mechanisms (dysfunctional social beliefs, self-focused attention, and safety behaviors). There were 21 adolescents who participated in the study (17 girls; 15-18 years old) with a primary diagnosis of generalized SAD, having received manualized cognitive intervention. The Latent Change Score Model was used to investigate changes in maintenance mechanisms, and to what point those changes contributed to explain changes in social anxiety symptoms. Results revealed changes in maintenance mechanisms from pre to post-intervention, and those changes explained the change in social anxiety at the same moments. Overall, findings provided evidence about the effectiveness of cognitive therapy for adolescents with SAD, offering support for the theoretical model and about the relevance it places on reversing the psychological mechanisms under research .2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104268http://hdl.handle.net/10316/104268TID:203128761porMonteiro, Catarina Alexandra Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:46:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:58.501899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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