Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14582
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_9dcc2fb5a82d6383feddcff31c054e06
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório371.214Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O presente estudo incide em concepções e percepções de professores sobre (in)sucesso na disciplina de Inglês e a sua relação com a articulação curricular horizontal e vertical, intradisciplinar e interdisciplinar. Pressupondo-se que a articulação curricular pode promover o sucesso educativo dos alunos, auscultou-se um conjunto de professores de uma escola sobre as suas representações de (in)sucesso e as suas percepções sobre a presença e importância de um conjunto de práticas de articulação curricular, assim como sobre o papel dos projectos de escola e do plano anual de actividades na promoção do sucesso. O estudo, de carácter exploratório e de índole quantitativo e qualitativo, foi efectuado numa escola EB 2,3 da região Norte e reporta-se ao ano lectivo de 2008/2009. A recolha de informação foi feita através de um questionário administrado às 14 professoras de Inglês dos 2º e 3º ciclos da escola, e ainda uma entrevista efectuada a quatro actores-chave: Director do Agrupamento, Coordenadora do Departamento de Línguas e Sub-Coordenadoras de Inglês do 2º e 3º ciclos. Foi ainda realizada a análise documental de cinco documentos orientadores do agrupamento-alvo: o Plano Anual de Actividades, o Projecto Curricular do Agrupamento, a Proposta de Projecto Educativo do Agrupamento e dois Projectos Curriculares de Turma. A análise dos dados foi efectuada utilizando o tratamento estatístico descritivo e a análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que os participantes do nosso estudo atribuem grande relevância às atitudes dos alunos na obtenção do sucesso educativo e salientam a motivação como principal factor de sucesso. Para estes professores, a articulação curricular intradisciplinar é importante na promoção do sucesso, sendo considerada nas suas práticas profissionais, o mesmo não acontecendo com a articulação curricular interdisciplinar, entendida como menos importante na promoção do sucesso e percebida como menos presente nas práticas. Por outro lado, a articulação horizontal tende a ser mais valorizada e percebida como mais presente do que a articulação vertical. De salientar a referência a constrangimentos à articulação, nomeadamente a factores de ordem institucional e de organização interna da escola. No âmbito dos documentos reguladores da escola, para os professores inquiridos o plano anual de actividades e o projecto curricular de turma assumem um lugar de destaque na promoção do sucesso, devido à sua maior proximidade com as práticas profissionais.The present study focusses on conceptions and perceptions of teachers about (lack of) success in English and its relation with horizontal and vertical, intra/interdisciplinary curricular articulation. Given the assumption that curricular articulation can promote the students’ educational success, a group of teachers in one school was inquired about their representations of (lack of) success and their perceptions about the presence and importance of a set of curricular articulation practices, as well as the role of the school projects and annual activity plan in the promotion of success. An exploratory, quantitative and qualitative study was conducted in one school (grades 5 to 9) in the North of Portugal, in 2008/2009. Data collection was based on a questionnaire administered to 14 teachers of English and an interview to four key-informants: the director of the group of schools where this school is integrated, the head of the school Languages Department, and the coordinators of English in the 2nd and 3rd cycles. The study further involved a documentary analysis of the school projects and annual activity plan. The results of the study show that teachers highlight the role of attitudinal factors, especially motivation, as crucial factors of success. In general, they value intradisciplinary articulation for promoting success and perceive it to be present in their professional practices, whereas interdisciplinary articulation seems to be less valued and less present in practice. Furthermore, horizontal articulation tends to be more valued and perceived as more present than vertical articulation. The teachers point out some constraints to curricular articulation, mainly related to institutional and organizational factors. As regards the role of school documents in the promotion of educational success, the annual activity plan and the class curricular project are especially valued by the teachers due to their close relation to their professional practice.Morgado, José CarlosVieira, FláviaUniversidade do MinhoBarbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:32.202202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
title Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
spellingShingle Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
Barbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães
371.214
title_short Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
title_full Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
title_fullStr Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
title_sort Articulação curricular e (in)sucesso educativo na disciplina de Inglês: um estudo exploratório
author Barbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães
author_facet Barbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José Carlos
Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elsa de Jesus Monteiro Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv 371.214
topic 371.214
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14582
url http://hdl.handle.net/1822/14582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132992197623808