As atividades de enriquecimento curricular na voz dos alunos : um estudo exploratório com alunos do 4º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19665 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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As atividades de enriquecimento curricular na voz dos alunos : um estudo exploratório com alunos do 4º ano371.214Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O presente estudo pretende contribuir para um maior conhecimento da realidade das escolas do 1º Ciclo, nomeadamente no que diz respeito às atividades de enriquecimento curricular (AEC) na voz dos alunos. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa - interpretativa, incidindo sobre as perceções dos alunos do 1ºciclo sobre a escola, os professores e as AEC. O movimento da voz dos alunos constituiu-se como suporte teórico deste estudo que incidiu na análise de produções escritas e de desenhos dos alunos sobre os temas “se eu fosse professor”, “ a escola” e “as actividades de enriquecimento curricular”. Conhecer as opiniões dos destinatários sobre os espaços que frequentam, e onde passam a maior parte do dia, sobre os atores com quem se cruzam e sobre as AEC foi o objectivo central deste estudo, pois partilhamos a opinião de que a auscultação da voz dos discentes traz benefícios tanto para a escola como para os professores. Participaram neste estudo dezanove alunos do 4º ano de escolaridade, de uma escola inserida num meio rural mas com um nível elevado de industrialização, atravessando, no entanto, um momento de aumento de desemprego. Os dados foram recolhidos entre Março e Maio de 2011. Os resultados confirmam o contributo que a auscultação dos discentes pode trazer para a melhoria das escolas e das relações pedagógicas e indiciam uma visão positiva da escola, dos professores e das actividades de enriquecimento curricular, considerando que as interações entre pares e com os professores e o sucesso nas realizações são determinantes na sua visão da escola. Os discentes dividem os professores em categorias antagónicas, os “bons” e os “maus” professores, atribuindo caraterísticas a cada uma delas, valorizando a exigência e refutando a permissividade excessiva. Como metodologia de trabalho, preferem o trabalho de grupo ou o trabalho de pares. Relativamente às AEC, os discentes gostam de participar, valorizam a componente lúdica, que reputam de interessantes, divertidas e importantes para o seu futuro, considerando ainda o tempo de permanecia na escola adequado. Os participantes indicam ainda algumas sugestões de mudança especialmente ao nível dos espaços físicos e dos “recreios”, reclamando mais tempo e mais condições para brincar livremente.The present study aims to contribute to a better understanding of the reality of the 1st cycle schools, particularly with regard to students' voice within the extracurricular activities. It is an exploratory study of qualitative and interpretive nature, focusing on students' perceptions about the 1st cycle to school, about teachers and about the extracurricular activities (EA). The movement of the students' voice was the theoretical support of this study which focused on the analysis of drawings and narratives of students on the topics "if I were a teacher," "school" and "extracurricular activities." The views of the pupils on the places where they spend most of the day, on the actors with whom they interact and the EA was the central objective of this study, because we share the belief that listening to the voice of pupils brings benefits to both the school and the teachers. Nineteen pupils participated in the study of the 4th grade, a school set in a rural environment but with a high level of industrialization, however, going through a time of rising unemployment. Data were collected between March and May 2011. The results confirm that the contribution of listening to students can bring improvement at schools and educational interactions, indicating a positive view of school, teachers and EA. The interactions amongst peers and with teachers and their success are decisive in their vision of the school. Pupils identified "good" and "bad" teachers assigning characteristics to each category, valuing issues such as being demanding and refuting the excessive permissiveness. The methodology of work that they prefer is group work or work in pairs. As far as the E.A. are concerned, the pupils value the entertainment component, identifying them as interesting, fun and important for their future, and considering the time they stay at school appropriate. Participants also indicated some suggestions for improvement especially at the level of physical spaces and the "free time", calling for more time and opportunities to play freely.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoCosta, Anabela de Jesus Oliveira Faria da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:46.059558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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