A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/32637 |
Resumo: | A promoção do empreendedorismo tem vindo a ganhar o seu espaço na maioria dos países capitalistas, constituindo-se como um valor transversal a toda a vida quotidiana. O empreendedorismo tem sido apresentado como solução a vários problemas definidos socialmente. A par desta situação, a crise financeira de 2008 veio agudizar a situação de desemprego. Neste contexto, o empreendedorismo tem sido apresentado mediaticamente e nas políticas públicas como sendo uma forma de solução a também este problema social. É nesta relação que será focado este estudo, com o objectivo de conhecer como se constrói socialmente a promoção do empreendedorismo como solução ao problema social do desemprego. Pretende-se estudar de que forma o empreendedorismo é apresentado nas arenas de discussão pública sobre o desemprego, por quem é defendido, e com que argumentos. Mais especificamente, procurar-se-á compreender que características possui a promoção do empreendedorismo para conseguir ocupar, como solução para o desemprego, o espaço limitado das arenas públicas de discussão. Para cumprir este objectivo, serão recolhidas informações sobre a mediatização e institucionalização do empreendedorismo como resposta ao desemprego, através de notícias pesquisadas no Google Notícias e da consulta de políticas públicas. Em termos espaciais o estudo será limitado a nível nacional e, devido à exequibilidade, a pesquisa das notícias será limitada em termos temporais ao período iniciado com a crise financeira de 2008, ou seja, desde esse ano até 2016. Porém a dissertação debruça-se também na contextualização dos processos históricos que estão na origem desta relação actual. |
id |
RCAP_9dcc7225c996ea3f412a0ef70c75786a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/32637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desempregoPromoção do EmpreendedorismoDesempregoProblemas sociaisArenas PúblicasPromotion of EntrepreneurshipUnemploymentSocial ProblemsPublic ArenasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaA promoção do empreendedorismo tem vindo a ganhar o seu espaço na maioria dos países capitalistas, constituindo-se como um valor transversal a toda a vida quotidiana. O empreendedorismo tem sido apresentado como solução a vários problemas definidos socialmente. A par desta situação, a crise financeira de 2008 veio agudizar a situação de desemprego. Neste contexto, o empreendedorismo tem sido apresentado mediaticamente e nas políticas públicas como sendo uma forma de solução a também este problema social. É nesta relação que será focado este estudo, com o objectivo de conhecer como se constrói socialmente a promoção do empreendedorismo como solução ao problema social do desemprego. Pretende-se estudar de que forma o empreendedorismo é apresentado nas arenas de discussão pública sobre o desemprego, por quem é defendido, e com que argumentos. Mais especificamente, procurar-se-á compreender que características possui a promoção do empreendedorismo para conseguir ocupar, como solução para o desemprego, o espaço limitado das arenas públicas de discussão. Para cumprir este objectivo, serão recolhidas informações sobre a mediatização e institucionalização do empreendedorismo como resposta ao desemprego, através de notícias pesquisadas no Google Notícias e da consulta de políticas públicas. Em termos espaciais o estudo será limitado a nível nacional e, devido à exequibilidade, a pesquisa das notícias será limitada em termos temporais ao período iniciado com a crise financeira de 2008, ou seja, desde esse ano até 2016. Porém a dissertação debruça-se também na contextualização dos processos históricos que estão na origem desta relação actual.Balsa, CasimiroRUNSantos, Carlos Duarte Walgood Moreira dos2018-03-16T14:51:07Z2018-02-162017-09-292018-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32637TID:201868296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:10Zoai:run.unl.pt:10362/32637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:55.241126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
title |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
spellingShingle |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego Santos, Carlos Duarte Walgood Moreira dos Promoção do Empreendedorismo Desemprego Problemas sociais Arenas Públicas Promotion of Entrepreneurship Unemployment Social Problems Public Arenas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
title_full |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
title_fullStr |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
title_full_unstemmed |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
title_sort |
A promoção do empreendedorismo como solução na problematização social do desemprego |
author |
Santos, Carlos Duarte Walgood Moreira dos |
author_facet |
Santos, Carlos Duarte Walgood Moreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balsa, Casimiro RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Duarte Walgood Moreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção do Empreendedorismo Desemprego Problemas sociais Arenas Públicas Promotion of Entrepreneurship Unemployment Social Problems Public Arenas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Promoção do Empreendedorismo Desemprego Problemas sociais Arenas Públicas Promotion of Entrepreneurship Unemployment Social Problems Public Arenas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
description |
A promoção do empreendedorismo tem vindo a ganhar o seu espaço na maioria dos países capitalistas, constituindo-se como um valor transversal a toda a vida quotidiana. O empreendedorismo tem sido apresentado como solução a vários problemas definidos socialmente. A par desta situação, a crise financeira de 2008 veio agudizar a situação de desemprego. Neste contexto, o empreendedorismo tem sido apresentado mediaticamente e nas políticas públicas como sendo uma forma de solução a também este problema social. É nesta relação que será focado este estudo, com o objectivo de conhecer como se constrói socialmente a promoção do empreendedorismo como solução ao problema social do desemprego. Pretende-se estudar de que forma o empreendedorismo é apresentado nas arenas de discussão pública sobre o desemprego, por quem é defendido, e com que argumentos. Mais especificamente, procurar-se-á compreender que características possui a promoção do empreendedorismo para conseguir ocupar, como solução para o desemprego, o espaço limitado das arenas públicas de discussão. Para cumprir este objectivo, serão recolhidas informações sobre a mediatização e institucionalização do empreendedorismo como resposta ao desemprego, através de notícias pesquisadas no Google Notícias e da consulta de políticas públicas. Em termos espaciais o estudo será limitado a nível nacional e, devido à exequibilidade, a pesquisa das notícias será limitada em termos temporais ao período iniciado com a crise financeira de 2008, ou seja, desde esse ano até 2016. Porém a dissertação debruça-se também na contextualização dos processos históricos que estão na origem desta relação actual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 2018-03-16T14:51:07Z 2018-02-16 2018-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/32637 TID:201868296 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/32637 |
identifier_str_mv |
TID:201868296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137923946250240 |