A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Diogo Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6912
Resumo: O presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas.
id RCAP_9dcfed509fc347d7b9e7400fbdab8eb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.Design de comunicaçãoDesign gráficoGestão de designGestão de projetoCommunication designGraphic designDesign managementProject managementDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas.Abstract : This document describes and analyzes the realization of an internship in the company Procer S.A., highlighted in the area of graphic production and development of exhibition spaces, located in Oliveira do Bairro, Aveiro. The theme of communication design dominates all research, and is explored at various levels, crossing with other relevant themes for research. Research that arises from the need for the company to explore new markets and increase its business competitiveness. The objective is to obtain answers to solve the research topic: What is the contribution of the creation of a communication design department in the market repositioning of a graphic company? The research is carried out through the use of interventionist methodology and non-interventionist methodology. This enables the crossing of data resulting from the first methodology (internship, practical application of knowledge and development of projects) and the second methodology (literary support, case studies and information analysis). The document presupposes the construction and proposal of a methodological tool, which includes the design department more actively in the entire project process, from the collection of data of the client's requirements to the implementation of the solutions developed.Neves, João VascoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLopes, Diogo Almeida2020-02-05T10:43:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6912TID:202413691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.530498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
title A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
spellingShingle A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
Lopes, Diogo Almeida
Design de comunicação
Design gráfico
Gestão de design
Gestão de projeto
Communication design
Graphic design
Design management
Project management
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
title_full A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
title_fullStr A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
title_full_unstemmed A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
title_sort A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
author Lopes, Diogo Almeida
author_facet Lopes, Diogo Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, João Vasco
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Diogo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Design gráfico
Gestão de design
Gestão de projeto
Communication design
Graphic design
Design management
Project management
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Design de comunicação
Design gráfico
Gestão de design
Gestão de projeto
Communication design
Graphic design
Design management
Project management
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-05T10:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6912
TID:202413691
url http://hdl.handle.net/10400.11/6912
identifier_str_mv TID:202413691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130838355410944