A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6912 |
Resumo: | O presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas. |
id |
RCAP_9dcfed509fc347d7b9e7400fbdab8eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.Design de comunicaçãoDesign gráficoGestão de designGestão de projetoCommunication designGraphic designDesign managementProject managementDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas.Abstract : This document describes and analyzes the realization of an internship in the company Procer S.A., highlighted in the area of graphic production and development of exhibition spaces, located in Oliveira do Bairro, Aveiro. The theme of communication design dominates all research, and is explored at various levels, crossing with other relevant themes for research. Research that arises from the need for the company to explore new markets and increase its business competitiveness. The objective is to obtain answers to solve the research topic: What is the contribution of the creation of a communication design department in the market repositioning of a graphic company? The research is carried out through the use of interventionist methodology and non-interventionist methodology. This enables the crossing of data resulting from the first methodology (internship, practical application of knowledge and development of projects) and the second methodology (literary support, case studies and information analysis). The document presupposes the construction and proposal of a methodological tool, which includes the design department more actively in the entire project process, from the collection of data of the client's requirements to the implementation of the solutions developed.Neves, João VascoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLopes, Diogo Almeida2020-02-05T10:43:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6912TID:202413691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.530498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
title |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
spellingShingle |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. Lopes, Diogo Almeida Design de comunicação Design gráfico Gestão de design Gestão de projeto Communication design Graphic design Design management Project management Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
title_full |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
title_fullStr |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
title_full_unstemmed |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
title_sort |
A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A. |
author |
Lopes, Diogo Almeida |
author_facet |
Lopes, Diogo Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, João Vasco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Diogo Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de comunicação Design gráfico Gestão de design Gestão de projeto Communication design Graphic design Design management Project management Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Design de comunicação Design gráfico Gestão de design Gestão de projeto Communication design Graphic design Design management Project management Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-05T10:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6912 TID:202413691 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6912 |
identifier_str_mv |
TID:202413691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130838355410944 |