Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ricardo Jorge Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17346
Resumo: A problemática dos valores organizacionais tem um papel muito pertinente no contexto da cultura organizacional. Numa tentativa de contribuir para o estudo da temática dos valores organizacionais, e contribuir para a comunidade científica, a presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal aferir a perceção dos valores organizacionais da empresa pelos colaboradores. O estudo de caso exploratório decorreu na Auchan Retail Portugal, uma organização do setor do retalho que atravessa um período de transformação cultural, e que, por esse motivo, adotou e definiu os valores: Confiança; Abertura; Excelência. A investigação foi limitada às cinco lojas da região do Grande Porto. Neste estudo, para aferir a perceção dos valores organizacionais da Auchan Retail, foi desenvolvido um inquérito por questionário entendido como um instrumento de medição. O instrumento foi baseado na revisão de literatura, e com construído com recurso aos seguintes instrumentos: Escala de Confiança do Empregado na Organização (Oliveira, 2014); Minnesota Innovation Survey (A. H. Van de Ven et al., 2000). O questionário foi administrado nas cinco lojas da organização numa amostra de 910 elementos ao qual obtiveram-se 182 respostas. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que os resultados indiciam a perceção dos valores da empresa pelos colaboradores.
id RCAP_9dd0b65587dac8f12411aad7fdc035da
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail PortugalAberturaComunicaçãoConfiançaCultura organizacionalExcelênciaOrganizaçõesValores organizacionaisExcellenceOrganizational valuesTrustBusiness communicationOrganizationsOpeningOrganizational cultureGestãoA problemática dos valores organizacionais tem um papel muito pertinente no contexto da cultura organizacional. Numa tentativa de contribuir para o estudo da temática dos valores organizacionais, e contribuir para a comunidade científica, a presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal aferir a perceção dos valores organizacionais da empresa pelos colaboradores. O estudo de caso exploratório decorreu na Auchan Retail Portugal, uma organização do setor do retalho que atravessa um período de transformação cultural, e que, por esse motivo, adotou e definiu os valores: Confiança; Abertura; Excelência. A investigação foi limitada às cinco lojas da região do Grande Porto. Neste estudo, para aferir a perceção dos valores organizacionais da Auchan Retail, foi desenvolvido um inquérito por questionário entendido como um instrumento de medição. O instrumento foi baseado na revisão de literatura, e com construído com recurso aos seguintes instrumentos: Escala de Confiança do Empregado na Organização (Oliveira, 2014); Minnesota Innovation Survey (A. H. Van de Ven et al., 2000). O questionário foi administrado nas cinco lojas da organização numa amostra de 910 elementos ao qual obtiveram-se 182 respostas. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que os resultados indiciam a perceção dos valores da empresa pelos colaboradores.The issue of organizational values has a very relevant role in the context of organizational culture. In an attempting to contribute to the study of the theme of organizational values, and to contribute to the scientific community, this master's dissertation had as main objective to assess the perception of the company's organizational values by employees. The exploratory case study took place at Auchan Retail Portugal, an organization in the retail sector that is going through a period of cultural transformation, and that for this reason, adopted and defined the values: Trust; Opening; Excellence. The investigation was limited to the five stores in the Porto region. In this study, to assess the perception of Auchan Retail's organizational values, a questionnaire survey was developed as a measuring instrument. The instrument was based in the literature review and built using the following instruments: Employee Trust Scale in the Organization (Oliveira, 2014); Minnesota Innovation Survey (A. H. Van de Ven et al., 2000). The questionnaire was administered in the organization's five stores in a sample of 910 elements to which 182 responses were obtained. According to the results obtained, it is possible to state that the results indicate that there is perception of the company's values by employees.Oliveira, Adriana José Veloso deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Ricardo Jorge Barbosa2021-03-09T15:35:42Z2020-12-142020-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17346TID:202645940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:00.645274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
title Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
spellingShingle Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
Duarte, Ricardo Jorge Barbosa
Abertura
Comunicação
Confiança
Cultura organizacional
Excelência
Organizações
Valores organizacionais
Excellence
Organizational values
Trust
Business communication
Organizations
Opening
Organizational culture
Gestão
title_short Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
title_full Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
title_fullStr Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
title_full_unstemmed Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
title_sort Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail Portugal
author Duarte, Ricardo Jorge Barbosa
author_facet Duarte, Ricardo Jorge Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Adriana José Veloso de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ricardo Jorge Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Abertura
Comunicação
Confiança
Cultura organizacional
Excelência
Organizações
Valores organizacionais
Excellence
Organizational values
Trust
Business communication
Organizations
Opening
Organizational culture
Gestão
topic Abertura
Comunicação
Confiança
Cultura organizacional
Excelência
Organizações
Valores organizacionais
Excellence
Organizational values
Trust
Business communication
Organizations
Opening
Organizational culture
Gestão
description A problemática dos valores organizacionais tem um papel muito pertinente no contexto da cultura organizacional. Numa tentativa de contribuir para o estudo da temática dos valores organizacionais, e contribuir para a comunidade científica, a presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal aferir a perceção dos valores organizacionais da empresa pelos colaboradores. O estudo de caso exploratório decorreu na Auchan Retail Portugal, uma organização do setor do retalho que atravessa um período de transformação cultural, e que, por esse motivo, adotou e definiu os valores: Confiança; Abertura; Excelência. A investigação foi limitada às cinco lojas da região do Grande Porto. Neste estudo, para aferir a perceção dos valores organizacionais da Auchan Retail, foi desenvolvido um inquérito por questionário entendido como um instrumento de medição. O instrumento foi baseado na revisão de literatura, e com construído com recurso aos seguintes instrumentos: Escala de Confiança do Empregado na Organização (Oliveira, 2014); Minnesota Innovation Survey (A. H. Van de Ven et al., 2000). O questionário foi administrado nas cinco lojas da organização numa amostra de 910 elementos ao qual obtiveram-se 182 respostas. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que os resultados indiciam a perceção dos valores da empresa pelos colaboradores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2020-12-14T00:00:00Z
2021-03-09T15:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17346
TID:202645940
url http://hdl.handle.net/10400.22/17346
identifier_str_mv TID:202645940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131460631789568