A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Adriana Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38031
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_9deb7a9b0d32e6f7487356c6506ac9ca
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de AveiroFormative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of AveiroAvaliação formativaEnsinoAprendizagemRegulaçãoFeedbackAutoavaliaçãoFormative assessmentTeachingLearningRegulationSlf-assessment371.26Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaO presente estudo aborda a temática da avaliação formativa como instrumento de aprendizagem, com ele pretendemos conhecer as perspetivas e as práticas dos professores de Informática do concelho de Aveiro sobre a mesma. O estudo foi realizado no ano letivo 2013/2014 e a abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso foi qualitativa, complementada com tratamento quantitativo proporcionando uma melhor compreensão do estudo em análise. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. Com base nos resultados obtidos, concluímos que os professores de Informática conhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e que a utilizam como instrumento de aprendizagem nas suas salas de aula. Contudo, é necessário continuar a reforçar a importância da avaliação formativa e a incentivar que todos os professores a utilizem de forma a que todos os alunos consigam alcançar o sucesso em todas as disciplinas.This study focuses on the topic of formative assessment as a learning tool, and by carrying it out we intended to understand the perspective and practice of the IT teachers from the municipality of Aveiro concerning this subject. The study was made during the 2013/2014 school year and the methodological approach used in the case study was qualitative, supplemented by quantitative analyses in order to allow a better understanding of the study that is being analysed. The investigation technique used was the survey and it was carried out using a questionnaire. Based on the results obtained, it was concluded that the IT teachers know the importance of formative assessment in the teaching-learning process and use it as a learning tool in their classrooms. However, it is necessary to keep reinforcing the importance of formative assessment and encouraging all teachers to use it so that all students can achieve success in all subjects.Osório, António JoséUniversidade do MinhoOliveira, Raquel Adriana Matos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38031por201513404info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:14.104288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
Formative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of Aveiro
title A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
spellingShingle A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
Oliveira, Raquel Adriana Matos
Avaliação formativa
Ensino
Aprendizagem
Regulação
Feedback
Autoavaliação
Formative assessment
Teaching
Learning
Regulation
Slf-assessment
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
title_full A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
title_fullStr A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
title_full_unstemmed A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
title_sort A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
author Oliveira, Raquel Adriana Matos
author_facet Oliveira, Raquel Adriana Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raquel Adriana Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Ensino
Aprendizagem
Regulação
Feedback
Autoavaliação
Formative assessment
Teaching
Learning
Regulation
Slf-assessment
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação formativa
Ensino
Aprendizagem
Regulação
Feedback
Autoavaliação
Formative assessment
Teaching
Learning
Regulation
Slf-assessment
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38031
url http://hdl.handle.net/1822/38031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132323697917952