A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38031 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
id |
RCAP_9deb7a9b0d32e6f7487356c6506ac9ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de AveiroFormative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of AveiroAvaliação formativaEnsinoAprendizagemRegulaçãoFeedbackAutoavaliaçãoFormative assessmentTeachingLearningRegulationSlf-assessment371.26Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaO presente estudo aborda a temática da avaliação formativa como instrumento de aprendizagem, com ele pretendemos conhecer as perspetivas e as práticas dos professores de Informática do concelho de Aveiro sobre a mesma. O estudo foi realizado no ano letivo 2013/2014 e a abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso foi qualitativa, complementada com tratamento quantitativo proporcionando uma melhor compreensão do estudo em análise. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. Com base nos resultados obtidos, concluímos que os professores de Informática conhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e que a utilizam como instrumento de aprendizagem nas suas salas de aula. Contudo, é necessário continuar a reforçar a importância da avaliação formativa e a incentivar que todos os professores a utilizem de forma a que todos os alunos consigam alcançar o sucesso em todas as disciplinas.This study focuses on the topic of formative assessment as a learning tool, and by carrying it out we intended to understand the perspective and practice of the IT teachers from the municipality of Aveiro concerning this subject. The study was made during the 2013/2014 school year and the methodological approach used in the case study was qualitative, supplemented by quantitative analyses in order to allow a better understanding of the study that is being analysed. The investigation technique used was the survey and it was carried out using a questionnaire. Based on the results obtained, it was concluded that the IT teachers know the importance of formative assessment in the teaching-learning process and use it as a learning tool in their classrooms. However, it is necessary to keep reinforcing the importance of formative assessment and encouraging all teachers to use it so that all students can achieve success in all subjects.Osório, António JoséUniversidade do MinhoOliveira, Raquel Adriana Matos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38031por201513404info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:14.104288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro Formative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of Aveiro |
title |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
spellingShingle |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro Oliveira, Raquel Adriana Matos Avaliação formativa Ensino Aprendizagem Regulação Feedback Autoavaliação Formative assessment Teaching Learning Regulation Slf-assessment 371.26 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
title_full |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
title_fullStr |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
title_full_unstemmed |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
title_sort |
A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
author |
Oliveira, Raquel Adriana Matos |
author_facet |
Oliveira, Raquel Adriana Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, António José Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Adriana Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Ensino Aprendizagem Regulação Feedback Autoavaliação Formative assessment Teaching Learning Regulation Slf-assessment 371.26 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação formativa Ensino Aprendizagem Regulação Feedback Autoavaliação Formative assessment Teaching Learning Regulation Slf-assessment 371.26 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38031 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132323697917952 |