Comunicação Publicitária e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertollo, Luana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6094
Resumo: O marketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Atualmente existe uma grande tendência em utilizar a sustentabilidade como uma das estratégias de marketing, ao incorporar valores, anseios e necessidades sociais e ambientais das pessoas nas peças de publicidade. O fato é que a sustentabilidade está na moda, então automaticamente é um subproduto a ser comercializado, juntamente com o produto que está diretamente à venda. Por ser um assunto tão sensível, complexo e até mesmo urgente, envolve tantos simbolismos ao implantar a sustentabilidade na comunicação. E por sermos alvos desta comunicação, é necessário uma percepção mais aguçada e crítica do que realmente uma instituição financeira pretende comunicar com sua peça publicitária. É esse desafio que este estudo se propos a desvendar, por meio da Análise do Discurso Crítica, interpretar peças publicitárias de instituições financeiras ligadas a temas de sustentabilidade, por meio de uma metodologia de aplicação da ideologia na construção simbólica do discurso. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e a leitura do discurso, propondo padrões entre as análises individuais e comparações entre os países Brasil e Portugal e também de acordo com a natureza das instituições, públicas e privadas. Conectadas às características de cada instituição, cultura e momento histórico, as peças relacionam-se com a ideologia simbólica de poder, que é comunicada por meio do discurso da sustentabilidade.
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