Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barths, Camila Caroline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95069
Resumo: O estudo tem como objetivo pesquisar, através do processo comunicacional, como as organizações concretizam os discursos sobre a noção de sustentabilidade em suas práticas socioculturais. Utiliza-se como objeto de pesquisa os meios de comunicação dirigida sobre sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, entre os anos de 2011 e 2012. Através da Pesquisa Bibliográfica (STUMPF, 2005), articulou-se conceitos sobre a comunicação organizacional (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) e (MARCHIORI, 2008), e o processo de formação dos discursos e textos baseando-se em Pinto (1999) e Maingueneau (2001, 2008). Abordou-se ainda os conceitos de cultura (EAGLETON, 2005) e identificou-se em Thompson (2009), elementos para compreender o processo de concretização da práticas socioculturais pelos sujeitos e os aspectos sociais envolvidos (VIZER, 2011) articulando-os com a cultura nas organizações (SROUR, 2005) e (MARCHIORI, 2008). A noção de sustentabilidade foi discutida com base em Leff (2009a, 2009b 2010a, 2010b), Elkington (2001) e Capra (2002). Assim, evidenciamos as possibilidades da comunicação organizacional para a colaboração na concretização dos discursos sobre sustentabilidade. Além disso, foi utilizado como metodologia o Estudo de Caso (YIN, 2001), Pesquisa Documental (MOREIRA, 2005), e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa concluiu que existem aspectos nos textos dos meios de comunicação dirigida da Fecomércio-RS que dão destaque à sustentabilidade e remetem à concretização de práticas socioculturais, evidenciando-se na liderança, envolvimento e educação. Porém, inferiu-se que há um longo caminho para que a sustentabilidade seja compreendida como valor imperativo nas práticas das organizações.
id URGS_a8444cb9dec13fccef64c93406455874
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95069
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barths, Camila CarolineMuller, Karla Maria2014-05-09T02:04:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/95069000915997O estudo tem como objetivo pesquisar, através do processo comunicacional, como as organizações concretizam os discursos sobre a noção de sustentabilidade em suas práticas socioculturais. Utiliza-se como objeto de pesquisa os meios de comunicação dirigida sobre sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, entre os anos de 2011 e 2012. Através da Pesquisa Bibliográfica (STUMPF, 2005), articulou-se conceitos sobre a comunicação organizacional (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) e (MARCHIORI, 2008), e o processo de formação dos discursos e textos baseando-se em Pinto (1999) e Maingueneau (2001, 2008). Abordou-se ainda os conceitos de cultura (EAGLETON, 2005) e identificou-se em Thompson (2009), elementos para compreender o processo de concretização da práticas socioculturais pelos sujeitos e os aspectos sociais envolvidos (VIZER, 2011) articulando-os com a cultura nas organizações (SROUR, 2005) e (MARCHIORI, 2008). A noção de sustentabilidade foi discutida com base em Leff (2009a, 2009b 2010a, 2010b), Elkington (2001) e Capra (2002). Assim, evidenciamos as possibilidades da comunicação organizacional para a colaboração na concretização dos discursos sobre sustentabilidade. Além disso, foi utilizado como metodologia o Estudo de Caso (YIN, 2001), Pesquisa Documental (MOREIRA, 2005), e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa concluiu que existem aspectos nos textos dos meios de comunicação dirigida da Fecomércio-RS que dão destaque à sustentabilidade e remetem à concretização de práticas socioculturais, evidenciando-se na liderança, envolvimento e educação. Porém, inferiu-se que há um longo caminho para que a sustentabilidade seja compreendida como valor imperativo nas práticas das organizações.The study aims to research through the communication process, as organizations concretize the discourses on the notion of sustainability in their sociocultural practices. It is used as an object of research the media directed about sustainability of the Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, between the years 2011 and 2012. Through the Library Research (STUMPF, 2005), was articulated concepts of organizational communication (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) and (MARCHIORI, 2008), and the process of formation of discourses and texts based on Pinto (1999) and Maingueneau (2001, 2008). Still approached the concepts of culture (EAGLETON, 2005) and identified in Thompson (2009), elements to understand the process of realization of sociocultural practices by individuals and social aspects involved (VIZER, 2011) linking them with culture in organizations (SROUR, 2005) and (MARCHIORI, 2008). The concept of sustainability was discussed based on Leff (2009a, 2009b, 2010a, 2010b), Elkington (2001) and Capra (2002). Therefore, we highlight the possibilities of organizational communication for collaboration in delivering discourses on sustainability. Furthermore, it was used as the Case Study methodology (YIN, 2001), Documentary Research (MOREIRA, 2005), and Content Analysis (BARDIN, 2011). The research concluded that there are aspects in the texts of the media directed Fecomércio-RS that emphasize sustainability and refer to the realization of sociocultural practices, highlighting its leadership, involvement and education. However, it was inferred that there is a long way to sustainability is understood as an imperative value in the practices of organizations.application/pdfporCultura organizacionalComunicação organizacionalSustentabilidadeAnálise do discursoOrganizational communicationSpeechesSustainabilitySociocultural practicesOrganizational cultureFecomércio-RSComunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915997.pdf000915997.pdfTexto completoapplication/pdf2949703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/1/000915997.pdf93ee6657cfdac5d7e4257d974004536eMD51TEXT000915997.pdf.txt000915997.pdf.txtExtracted Texttext/plain230156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/2/000915997.pdf.txt30b59f0d0799b3c5e1803f76bb0155bdMD52THUMBNAIL000915997.pdf.jpg000915997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/3/000915997.pdf.jpg316722fbd6d273b08d5cca52acc7a027MD5310183/950692018-10-08 08:07:51.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
title Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
spellingShingle Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
Barths, Camila Caroline
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Sustentabilidade
Análise do discurso
Organizational communication
Speeches
Sustainability
Sociocultural practices
Organizational culture
Fecomércio-RS
title_short Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
title_full Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
title_fullStr Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
title_full_unstemmed Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
title_sort Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS
author Barths, Camila Caroline
author_facet Barths, Camila Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barths, Camila Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller, Karla Maria
contributor_str_mv Muller, Karla Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Sustentabilidade
Análise do discurso
topic Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Sustentabilidade
Análise do discurso
Organizational communication
Speeches
Sustainability
Sociocultural practices
Organizational culture
Fecomércio-RS
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Speeches
Sustainability
Sociocultural practices
Organizational culture
Fecomércio-RS
description O estudo tem como objetivo pesquisar, através do processo comunicacional, como as organizações concretizam os discursos sobre a noção de sustentabilidade em suas práticas socioculturais. Utiliza-se como objeto de pesquisa os meios de comunicação dirigida sobre sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, entre os anos de 2011 e 2012. Através da Pesquisa Bibliográfica (STUMPF, 2005), articulou-se conceitos sobre a comunicação organizacional (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) e (MARCHIORI, 2008), e o processo de formação dos discursos e textos baseando-se em Pinto (1999) e Maingueneau (2001, 2008). Abordou-se ainda os conceitos de cultura (EAGLETON, 2005) e identificou-se em Thompson (2009), elementos para compreender o processo de concretização da práticas socioculturais pelos sujeitos e os aspectos sociais envolvidos (VIZER, 2011) articulando-os com a cultura nas organizações (SROUR, 2005) e (MARCHIORI, 2008). A noção de sustentabilidade foi discutida com base em Leff (2009a, 2009b 2010a, 2010b), Elkington (2001) e Capra (2002). Assim, evidenciamos as possibilidades da comunicação organizacional para a colaboração na concretização dos discursos sobre sustentabilidade. Além disso, foi utilizado como metodologia o Estudo de Caso (YIN, 2001), Pesquisa Documental (MOREIRA, 2005), e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa concluiu que existem aspectos nos textos dos meios de comunicação dirigida da Fecomércio-RS que dão destaque à sustentabilidade e remetem à concretização de práticas socioculturais, evidenciando-se na liderança, envolvimento e educação. Porém, inferiu-se que há um longo caminho para que a sustentabilidade seja compreendida como valor imperativo nas práticas das organizações.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-09T02:04:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95069
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915997
url http://hdl.handle.net/10183/95069
identifier_str_mv 000915997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/1/000915997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/2/000915997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/3/000915997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93ee6657cfdac5d7e4257d974004536e
30b59f0d0799b3c5e1803f76bb0155bd
316722fbd6d273b08d5cca52acc7a027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309046798974976