Comunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barths, Camila Caroline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95069
Resumo: O estudo tem como objetivo pesquisar, através do processo comunicacional, como as organizações concretizam os discursos sobre a noção de sustentabilidade em suas práticas socioculturais. Utiliza-se como objeto de pesquisa os meios de comunicação dirigida sobre sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, entre os anos de 2011 e 2012. Através da Pesquisa Bibliográfica (STUMPF, 2005), articulou-se conceitos sobre a comunicação organizacional (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) e (MARCHIORI, 2008), e o processo de formação dos discursos e textos baseando-se em Pinto (1999) e Maingueneau (2001, 2008). Abordou-se ainda os conceitos de cultura (EAGLETON, 2005) e identificou-se em Thompson (2009), elementos para compreender o processo de concretização da práticas socioculturais pelos sujeitos e os aspectos sociais envolvidos (VIZER, 2011) articulando-os com a cultura nas organizações (SROUR, 2005) e (MARCHIORI, 2008). A noção de sustentabilidade foi discutida com base em Leff (2009a, 2009b 2010a, 2010b), Elkington (2001) e Capra (2002). Assim, evidenciamos as possibilidades da comunicação organizacional para a colaboração na concretização dos discursos sobre sustentabilidade. Além disso, foi utilizado como metodologia o Estudo de Caso (YIN, 2001), Pesquisa Documental (MOREIRA, 2005), e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa concluiu que existem aspectos nos textos dos meios de comunicação dirigida da Fecomércio-RS que dão destaque à sustentabilidade e remetem à concretização de práticas socioculturais, evidenciando-se na liderança, envolvimento e educação. Porém, inferiu-se que há um longo caminho para que a sustentabilidade seja compreendida como valor imperativo nas práticas das organizações.
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spelling Barths, Camila CarolineMuller, Karla Maria2014-05-09T02:04:23Z2014http://hdl.handle.net/10183/95069000915997O estudo tem como objetivo pesquisar, através do processo comunicacional, como as organizações concretizam os discursos sobre a noção de sustentabilidade em suas práticas socioculturais. Utiliza-se como objeto de pesquisa os meios de comunicação dirigida sobre sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, entre os anos de 2011 e 2012. Através da Pesquisa Bibliográfica (STUMPF, 2005), articulou-se conceitos sobre a comunicação organizacional (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) e (MARCHIORI, 2008), e o processo de formação dos discursos e textos baseando-se em Pinto (1999) e Maingueneau (2001, 2008). Abordou-se ainda os conceitos de cultura (EAGLETON, 2005) e identificou-se em Thompson (2009), elementos para compreender o processo de concretização da práticas socioculturais pelos sujeitos e os aspectos sociais envolvidos (VIZER, 2011) articulando-os com a cultura nas organizações (SROUR, 2005) e (MARCHIORI, 2008). A noção de sustentabilidade foi discutida com base em Leff (2009a, 2009b 2010a, 2010b), Elkington (2001) e Capra (2002). Assim, evidenciamos as possibilidades da comunicação organizacional para a colaboração na concretização dos discursos sobre sustentabilidade. Além disso, foi utilizado como metodologia o Estudo de Caso (YIN, 2001), Pesquisa Documental (MOREIRA, 2005), e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa concluiu que existem aspectos nos textos dos meios de comunicação dirigida da Fecomércio-RS que dão destaque à sustentabilidade e remetem à concretização de práticas socioculturais, evidenciando-se na liderança, envolvimento e educação. Porém, inferiu-se que há um longo caminho para que a sustentabilidade seja compreendida como valor imperativo nas práticas das organizações.The study aims to research through the communication process, as organizations concretize the discourses on the notion of sustainability in their sociocultural practices. It is used as an object of research the media directed about sustainability of the Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, between the years 2011 and 2012. Through the Library Research (STUMPF, 2005), was articulated concepts of organizational communication (BALDISSERA, 2010, 2009b, 2009c, 2004), (OLIVEIRA; PAULA, 2012) and (MARCHIORI, 2008), and the process of formation of discourses and texts based on Pinto (1999) and Maingueneau (2001, 2008). Still approached the concepts of culture (EAGLETON, 2005) and identified in Thompson (2009), elements to understand the process of realization of sociocultural practices by individuals and social aspects involved (VIZER, 2011) linking them with culture in organizations (SROUR, 2005) and (MARCHIORI, 2008). The concept of sustainability was discussed based on Leff (2009a, 2009b, 2010a, 2010b), Elkington (2001) and Capra (2002). Therefore, we highlight the possibilities of organizational communication for collaboration in delivering discourses on sustainability. Furthermore, it was used as the Case Study methodology (YIN, 2001), Documentary Research (MOREIRA, 2005), and Content Analysis (BARDIN, 2011). The research concluded that there are aspects in the texts of the media directed Fecomércio-RS that emphasize sustainability and refer to the realization of sociocultural practices, highlighting its leadership, involvement and education. However, it was inferred that there is a long way to sustainability is understood as an imperative value in the practices of organizations.application/pdfporCultura organizacionalComunicação organizacionalSustentabilidadeAnálise do discursoOrganizational communicationSpeechesSustainabilitySociocultural practicesOrganizational cultureFecomércio-RSComunicação e sustentabilidade : entre discursos e práticas socioculturais da Fecomércio, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915997.pdf000915997.pdfTexto completoapplication/pdf2949703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/1/000915997.pdf93ee6657cfdac5d7e4257d974004536eMD51TEXT000915997.pdf.txt000915997.pdf.txtExtracted Texttext/plain230156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/2/000915997.pdf.txt30b59f0d0799b3c5e1803f76bb0155bdMD52THUMBNAIL000915997.pdf.jpg000915997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95069/3/000915997.pdf.jpg316722fbd6d273b08d5cca52acc7a027MD5310183/950692018-10-08 08:07:51.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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