A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8432 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social |
id |
RCAP_9dfe6b22d6fc57577f731d7daa0e81a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8432 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SICCultura OrganizacionalOrganizaçãoMediaJornalismo TelevisivoSICRedaçãoDissertação de Mestrado em Comunicação SocialRESUMO Pode afirmar-se que é a cultura organizacional que produz junto dos diferentes públicos, da sociedade e dos mercados, o conjunto de perceções, ícones, índices e símbolos (a imagem corporativa) de uma organização. É ela que estabelece padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada instituição. A presente investigação aborda a cultura organizacional de um ponto de vista amplo, enquadrando o conceito e as teorias existentes em seu torno, e analisando-o de um ponto de vista prático. Para tal, é explorado o percurso de um estágio de seis meses na redação da SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Os principais objetivos deste estudo passam por: compreender em que medida pode ser definida uma cultura organizacional específica na redação da SIC; de que forma é que esta é percecionada pelos seus membros; quais as suas características; e em que medida os novos membros de uma redação podem nela ter influência. É feita uma análise da dinâmica de funcionamento das equipas em que o estagiário esteve envolvido e do papel que colegas e superiores tiveram no trabalho desenvolvido ao longo da realização do estágio.ABSTRACT It may be stressed that organizational culture produces the array of perceptions, icons, indexes and symbols (the corporate image) of an organization that affects multiple publics, society and markets. That culture sets explicit and implicit patterns of behaviors achieved and passed on in the course of time that represent a marked feature of each institution. The present research approaches organizational culture from a broad point of view that puts theory in practice. With this purpose, a six months internship in SIC (Sociedade Independente de Comunicação)’s newsroom is explored. Main goals of this study are: to understand in what measure can be defined a specific organizational culture in SIC’s newsroom; in which way it is perceived by its members; its characteristics; and in what measure the new members of a newsroom can influence it. It follows a personal analysis of the group dynamics in which the trainee was involved and of the role of colleagues and superiors in the work carried out during the internship programme.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasMartins,PauloRepositório da Universidade de LisboaMelo, Maria Tavares Cadete de Sá e2015-04-16T14:16:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8432TID:201511525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:26.853575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
title |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
spellingShingle |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e Cultura Organizacional Organização Media Jornalismo Televisivo SIC Redação |
title_short |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
title_full |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
title_fullStr |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
title_full_unstemmed |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
title_sort |
A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC |
author |
Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e |
author_facet |
Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins,Paulo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Organizacional Organização Media Jornalismo Televisivo SIC Redação |
topic |
Cultura Organizacional Organização Media Jornalismo Televisivo SIC Redação |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-16T14:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8432 TID:201511525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8432 |
identifier_str_mv |
TID:201511525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131033338118144 |