A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8432
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
id RCAP_9dfe6b22d6fc57577f731d7daa0e81a3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SICCultura OrganizacionalOrganizaçãoMediaJornalismo TelevisivoSICRedaçãoDissertação de Mestrado em Comunicação SocialRESUMO Pode afirmar-se que é a cultura organizacional que produz junto dos diferentes públicos, da sociedade e dos mercados, o conjunto de perceções, ícones, índices e símbolos (a imagem corporativa) de uma organização. É ela que estabelece padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada instituição. A presente investigação aborda a cultura organizacional de um ponto de vista amplo, enquadrando o conceito e as teorias existentes em seu torno, e analisando-o de um ponto de vista prático. Para tal, é explorado o percurso de um estágio de seis meses na redação da SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Os principais objetivos deste estudo passam por: compreender em que medida pode ser definida uma cultura organizacional específica na redação da SIC; de que forma é que esta é percecionada pelos seus membros; quais as suas características; e em que medida os novos membros de uma redação podem nela ter influência. É feita uma análise da dinâmica de funcionamento das equipas em que o estagiário esteve envolvido e do papel que colegas e superiores tiveram no trabalho desenvolvido ao longo da realização do estágio.ABSTRACT It may be stressed that organizational culture produces the array of perceptions, icons, indexes and symbols (the corporate image) of an organization that affects multiple publics, society and markets. That culture sets explicit and implicit patterns of behaviors achieved and passed on in the course of time that represent a marked feature of each institution. The present research approaches organizational culture from a broad point of view that puts theory in practice. With this purpose, a six months internship in SIC (Sociedade Independente de Comunicação)’s newsroom is explored. Main goals of this study are: to understand in what measure can be defined a specific organizational culture in SIC’s newsroom; in which way it is perceived by its members; its characteristics; and in what measure the new members of a newsroom can influence it. It follows a personal analysis of the group dynamics in which the trainee was involved and of the role of colleagues and superiors in the work carried out during the internship programme.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasMartins,PauloRepositório da Universidade de LisboaMelo, Maria Tavares Cadete de Sá e2015-04-16T14:16:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8432TID:201511525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:26.853575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
title A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
spellingShingle A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
Cultura Organizacional
Organização
Media
Jornalismo Televisivo
SIC
Redação
title_short A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
title_full A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
title_fullStr A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
title_full_unstemmed A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
title_sort A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
author Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
author_facet Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins,Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Organizacional
Organização
Media
Jornalismo Televisivo
SIC
Redação
topic Cultura Organizacional
Organização
Media
Jornalismo Televisivo
SIC
Redação
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-16T14:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8432
TID:201511525
url http://hdl.handle.net/10400.5/8432
identifier_str_mv TID:201511525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131033338118144