Fatores determinantes do valor da marca: o caso do Licor Beirão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12978 |
Resumo: | Uma marca forte representa uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Perceber o que determina o valor da marca e a forma como a posicionar num mercado cada vez mais competitivo tornou-se uma prioridade para as organizações. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os fatores determinantes do valor da marca Licor Beirão, aplicando o modelo conceptual de Aaker (1991), de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões: notoriedade e associações à marca, fidelidade à marca e qualidade percebida. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário em formato eletrónico, adaptado do modelo de Yoo & Donthu (2001). Os resultados obtidos revelam que o valor da marca Licor Beirão está suportado pelas três dimensões, assumindo a notoriedade e associações à marca, um peso significativo como fator determinante do valor da marca |
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Fatores determinantes do valor da marca: o caso do Licor BeirãoImagem de MarcaMarketingEstudos de CasoUma marca forte representa uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Perceber o que determina o valor da marca e a forma como a posicionar num mercado cada vez mais competitivo tornou-se uma prioridade para as organizações. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os fatores determinantes do valor da marca Licor Beirão, aplicando o modelo conceptual de Aaker (1991), de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões: notoriedade e associações à marca, fidelidade à marca e qualidade percebida. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário em formato eletrónico, adaptado do modelo de Yoo & Donthu (2001). Os resultados obtidos revelam que o valor da marca Licor Beirão está suportado pelas três dimensões, assumindo a notoriedade e associações à marca, um peso significativo como fator determinante do valor da marcaSobreira, Rosa Maria Campos, 1969-Repositório ComumMarques, Catarina Susana Lourenço2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12978201333767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:56.449943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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