Metamorfose Aeroportuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bárbara Cotovio Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11934
Resumo: Perante os desafios a que o transporte aéreo e mais particularmente o setor aeroportuário, é sujeito, desde o emergente desenvolvimento à necessidade de otimização de redes cada vez mais complexas, a aplicação de análises de redes enaltecese como determinante no apoio da incrementação de medidas à decisão política desde a nível regional até internacional. Neste sentido potencia-se o estudo da rede aeroportuária portuguesa modelada a partir da relação passageiros/ano, por aeródromo e ligação para tráfego nacional e internacional no período de 2009-2019. Baseado em análises de várias métricas da teoria dos grafos, analisa-se a centralidade aeroportuária que visa perceber a importância de cada aeródromo em relação à sua “função na rede”. O estudo preserva uma contextualização literária e um enquadramento generalizado das componentes analíticas adotadas por variados autores, que desenvolveram estudos relacionados com o tema em questão. Após a aquisição e tratamento de dados, adquiridos junto da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), exibe-se um enquadramento dos aeródromos portugueses com tráfego que servem de origem, e correlaciona-se a sua influência no desenvolvimento regional. Enaltecidos sempre sobre a separação de tráfego nacional e tráfego internacional compreende-se ainda a evolução do tráfego e a distribuição geográfica da rede aeroportuária portuguesa assim como são expostas representações gráficas da disposição espacial da rede. Pretende-se, desta forma, consciencializar para a necessidade de intervenção e do contributo para a implementar “diretrizes metamórficas” que impulsionem o estudo da tendência da rede, contribuindo para um melhor usufruo do seu potencial.
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