Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Regina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076
Resumo: As teorias da recepção no campo cinematográfico têm recebido, nos dias que correm, merecido destaque após um longo período de ostracismo no qual o espectador era visto apenas e tão somente como um mero dado empírico. O desdém pelo campo receptivo esteve presente nos estudos ligados ao universo cinematográfico que priorizavam, quase que exclusivamente, fatores externos a ele. A imposição de um olhar de inspiração estruturalista, enclausurara o trabalho artístico e a abordagem de seus próprios campos que, na verdade, são campos da experiência. No entanto, mesmo a experiência de se assistir a um filme só pode efetivamente ser considerada levando-se em conta a relação interativa entre espectador e obra, ou seja, com base no seu aspecto comunicativo-receptivo. (...)
id RCAP_9e23c490d8f3220d4e3b8b360ca68ecb
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/16076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panoramaAs teorias da recepção no campo cinematográfico têm recebido, nos dias que correm, merecido destaque após um longo período de ostracismo no qual o espectador era visto apenas e tão somente como um mero dado empírico. O desdém pelo campo receptivo esteve presente nos estudos ligados ao universo cinematográfico que priorizavam, quase que exclusivamente, fatores externos a ele. A imposição de um olhar de inspiração estruturalista, enclausurara o trabalho artístico e a abordagem de seus próprios campos que, na verdade, são campos da experiência. No entanto, mesmo a experiência de se assistir a um filme só pode efetivamente ser considerada levando-se em conta a relação interativa entre espectador e obra, ou seja, com base no seu aspecto comunicativo-receptivo. (...)Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16076https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16076/11309Gomes, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:07Zoai:proa.ua.pt:article/16076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:02.754471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
title Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
spellingShingle Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
Gomes, Regina
title_short Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
title_full Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
title_fullStr Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
title_full_unstemmed Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
title_sort Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
author Gomes, Regina
author_facet Gomes, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Regina
description As teorias da recepção no campo cinematográfico têm recebido, nos dias que correm, merecido destaque após um longo período de ostracismo no qual o espectador era visto apenas e tão somente como um mero dado empírico. O desdém pelo campo receptivo esteve presente nos estudos ligados ao universo cinematográfico que priorizavam, quase que exclusivamente, fatores externos a ele. A imposição de um olhar de inspiração estruturalista, enclausurara o trabalho artístico e a abordagem de seus próprios campos que, na verdade, são campos da experiência. No entanto, mesmo a experiência de se assistir a um filme só pode efetivamente ser considerada levando-se em conta a relação interativa entre espectador e obra, ou seja, com base no seu aspecto comunicativo-receptivo. (...)
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16076
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16076/11309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1141-1148
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131678776492032