Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1692 |
Resumo: | Este trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo. |
id |
RCAP_9e2af621de1dded38117eb070bac7170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.Infra-estruturasPorto do LobitoImportaçõesExportaçõesDiversificação da economiaAngolaInfrastructurePort of LobitoImportsExportsDiversification of economyAngolaEste trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo.This work is essentially understand the importance of infrastructure in economic development of Angola, the current situation of imports and exports at the level of the Port of Lobito and its rail corridor as well as the economic situation of the country in general. With that objetive, we resort to interviews, statistical data collections, archives and current documents on economic developments in the country and the city of Lobito. Thus we characterize the current situation of infrastructure in Africa as well as its importance for Angola and the history that the Port of Lobito had in his past, that is, in the colonial era in terms of the economic impact in respect of import and export consisting at that time. In turn, we highlight the dependence on exports of oil of the Angolan nation, which consequently affect the current situation of low fruit of crude oil prices that is creating an imbalance in the economy, in which the Port of Lobito resents low imports and exports in tons of cargo that is almost non-existent for lack of diversification of the economy. We also refer the infra structural conditions of the Port of Lobito and make some suggestions to the better functioning of the largest port in Angola, which is especially important in Southern Africa as well as for the diversification of the Angolan economy and to the wellbeing of its people .2017-01-19T13:39:19Z2016-09-01T00:00:00Z2016-092016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1692TID:201547740porMuechi, Angular Manuel Mumbainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:57ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
title |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
spellingShingle |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. Muechi, Angular Manuel Mumba Infra-estruturas Porto do Lobito Importações Exportações Diversificação da economia Angola Infrastructure Port of Lobito Imports Exports Diversification of economy Angola |
title_short |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
title_full |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
title_fullStr |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
title_full_unstemmed |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
title_sort |
Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito. |
author |
Muechi, Angular Manuel Mumba |
author_facet |
Muechi, Angular Manuel Mumba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muechi, Angular Manuel Mumba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infra-estruturas Porto do Lobito Importações Exportações Diversificação da economia Angola Infrastructure Port of Lobito Imports Exports Diversification of economy Angola |
topic |
Infra-estruturas Porto do Lobito Importações Exportações Diversificação da economia Angola Infrastructure Port of Lobito Imports Exports Diversification of economy Angola |
description |
Este trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01T00:00:00Z 2016-09 2016-09 2017-01-19T13:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1692 TID:201547740 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1692 |
identifier_str_mv |
TID:201547740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302550704291840 |