Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muechi, Angular Manuel Mumba
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1692
Resumo: Este trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo.
id RCAP_9e2af621de1dded38117eb070bac7170
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.Infra-estruturasPorto do LobitoImportaçõesExportaçõesDiversificação da economiaAngolaInfrastructurePort of LobitoImportsExportsDiversification of economyAngolaEste trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo.This work is essentially understand the importance of infrastructure in economic development of Angola, the current situation of imports and exports at the level of the Port of Lobito and its rail corridor as well as the economic situation of the country in general. With that objetive, we resort to interviews, statistical data collections, archives and current documents on economic developments in the country and the city of Lobito. Thus we characterize the current situation of infrastructure in Africa as well as its importance for Angola and the history that the Port of Lobito had in his past, that is, in the colonial era in terms of the economic impact in respect of import and export consisting at that time. In turn, we highlight the dependence on exports of oil of the Angolan nation, which consequently affect the current situation of low fruit of crude oil prices that is creating an imbalance in the economy, in which the Port of Lobito resents low imports and exports in tons of cargo that is almost non-existent for lack of diversification of the economy. We also refer the infra structural conditions of the Port of Lobito and make some suggestions to the better functioning of the largest port in Angola, which is especially important in Southern Africa as well as for the diversification of the Angolan economy and to the wellbeing of its people .2017-01-19T13:39:19Z2016-09-01T00:00:00Z2016-092016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1692TID:201547740porMuechi, Angular Manuel Mumbainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
title Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
spellingShingle Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
Muechi, Angular Manuel Mumba
Infra-estruturas
Porto do Lobito
Importações
Exportações
Diversificação da economia
Angola
Infrastructure
Port of Lobito
Imports
Exports
Diversification of economy
Angola
title_short Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
title_full Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
title_fullStr Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
title_full_unstemmed Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
title_sort Infraestruturas e desenvolvimento económico: O caso do Porto do Lobito.
author Muechi, Angular Manuel Mumba
author_facet Muechi, Angular Manuel Mumba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muechi, Angular Manuel Mumba
dc.subject.por.fl_str_mv Infra-estruturas
Porto do Lobito
Importações
Exportações
Diversificação da economia
Angola
Infrastructure
Port of Lobito
Imports
Exports
Diversification of economy
Angola
topic Infra-estruturas
Porto do Lobito
Importações
Exportações
Diversificação da economia
Angola
Infrastructure
Port of Lobito
Imports
Exports
Diversification of economy
Angola
description Este trabalho tem como essência compreender a importância das infra-estruturas no desenvolvimento económico de Angola, o atual momento das importações e exportação ao nível do Porto do Lobito e o seu corredor ferroviário como também a situação económica do país em geral. Desta feita, recolhemos entrevistas, dados estatísticos, arquivos e documentos atuais sobre a evolução económica do país e da cidade do Lobito. Assim sendo, caracterizamos o atual momento das infra-estruturas em África, com ênfase na importância das mesmas para a Angola e o passado histórico que o Porto do Lobito teve, isto é, na era colonial no que tange ao impacto económico relativamente às importações e exportações registadas naquela altura. Por sua vez, destacamos a dependência das exportações do Petróleo da nação angolana, que consequentemente afeta o atual momento, fruto da baixa do preço do barril do crude que está a criar um grande desequilíbrio na economia. Nesse âmbito, o Porto do Lobito ressente-se com a baixa das importações e exportações em toneladas de cargas, estas últimas diminutas por falta da diversificação da economia. Também referimos as condições infra estruturais do Porto do Lobito e sugerimos para o melhor funcionamento deste maior Porto de Angola, que é essencialmente importante na África Austral como também na diversificação da economia angolana para o bem-estar do seu povo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01T00:00:00Z
2016-09
2016-09
2017-01-19T13:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1692
TID:201547740
url http://hdl.handle.net/11328/1692
identifier_str_mv TID:201547740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302550704291840