Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24456
Resumo: Este projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto.
id RCAP_9e50e3fd4703b3a7a2dd867cdd44ef59
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speakingRealidade virtualPublic speakingDesenvolvimento de competênciasAvaliação pelos paresVirtual realitySkills developmentPublic speakingPeer assessmentGestãoEste projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto.This intervention project carried out at ISCAP with the collaboration of the Alumni and Career Office, aimed to create a program to develop employability skills. Using empirical and theoretical analysis, it was realized that one of the most necessary skills to develop is communication, particularly in terms of public speaking. With this in mind, a strategic scope was defined: creating a program that was capable of devoloping public speaking skills. This scope was achieved through the implementation of a pilot edition with participants students and Alumni ISCAP, In this program there were sessions using Virtual Reality, where each participant followed an individual plan and where performance assessment was carried out using Virtual Reality glasses and the VirtualSpeech app. On the other hand, inspired by Toastmasters International dynamics, group sessions were held, where each participant assumed a different role from session to session, with the purpose of raising awareness of the different aspects of public speaking. Performance assessment was carried out through peer assessment dynamics. Both sessions are supported by a set of teaching aids, with tips and explanations on different aspects of public speaking. This program was based on operational planning, checking each activity, task, procedure and instruments to be used. With the implementation of this project, through the previously mentioned strategy, it was possible to develop public speaking skills, in the component perceived by the program participants. The entire program was subject to evaluation by the participants, with very satisfactory compliance (100%) in terms of fulfilling the purpose defined for the project.Meirinhos, Viviana AndradeRodrigues, Ana Cláudia MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e2024-01-15T09:46:46Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24456TID:203463587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:54.900763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
title Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
spellingShingle Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e
Realidade virtual
Public speaking
Desenvolvimento de competências
Avaliação pelos pares
Virtual reality
Skills development
Public speaking
Peer assessment
Gestão
title_short Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
title_full Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
title_fullStr Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
title_full_unstemmed Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
title_sort Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
author Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e
author_facet Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirinhos, Viviana Andrade
Rodrigues, Ana Cláudia Moreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Public speaking
Desenvolvimento de competências
Avaliação pelos pares
Virtual reality
Skills development
Public speaking
Peer assessment
Gestão
topic Realidade virtual
Public speaking
Desenvolvimento de competências
Avaliação pelos pares
Virtual reality
Skills development
Public speaking
Peer assessment
Gestão
description Este projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
2023-11-23T00:00:00Z
2024-01-15T09:46:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24456
TID:203463587
url http://hdl.handle.net/10400.22/24456
identifier_str_mv TID:203463587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136944986259456