Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24456 |
Resumo: | Este projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto. |
id |
RCAP_9e50e3fd4703b3a7a2dd867cdd44ef59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speakingRealidade virtualPublic speakingDesenvolvimento de competênciasAvaliação pelos paresVirtual realitySkills developmentPublic speakingPeer assessmentGestãoEste projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto.This intervention project carried out at ISCAP with the collaboration of the Alumni and Career Office, aimed to create a program to develop employability skills. Using empirical and theoretical analysis, it was realized that one of the most necessary skills to develop is communication, particularly in terms of public speaking. With this in mind, a strategic scope was defined: creating a program that was capable of devoloping public speaking skills. This scope was achieved through the implementation of a pilot edition with participants students and Alumni ISCAP, In this program there were sessions using Virtual Reality, where each participant followed an individual plan and where performance assessment was carried out using Virtual Reality glasses and the VirtualSpeech app. On the other hand, inspired by Toastmasters International dynamics, group sessions were held, where each participant assumed a different role from session to session, with the purpose of raising awareness of the different aspects of public speaking. Performance assessment was carried out through peer assessment dynamics. Both sessions are supported by a set of teaching aids, with tips and explanations on different aspects of public speaking. This program was based on operational planning, checking each activity, task, procedure and instruments to be used. With the implementation of this project, through the previously mentioned strategy, it was possible to develop public speaking skills, in the component perceived by the program participants. The entire program was subject to evaluation by the participants, with very satisfactory compliance (100%) in terms of fulfilling the purpose defined for the project.Meirinhos, Viviana AndradeRodrigues, Ana Cláudia MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e2024-01-15T09:46:46Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24456TID:203463587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:54.900763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
title |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
spellingShingle |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e Realidade virtual Public speaking Desenvolvimento de competências Avaliação pelos pares Virtual reality Skills development Public speaking Peer assessment Gestão |
title_short |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
title_full |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
title_fullStr |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
title_full_unstemmed |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
title_sort |
Programa MySpeech: desenvolvimento de competências de public speaking |
author |
Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e |
author_facet |
Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meirinhos, Viviana Andrade Rodrigues, Ana Cláudia Moreira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Afonso Lemos Loureiro de Magalhães e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Public speaking Desenvolvimento de competências Avaliação pelos pares Virtual reality Skills development Public speaking Peer assessment Gestão |
topic |
Realidade virtual Public speaking Desenvolvimento de competências Avaliação pelos pares Virtual reality Skills development Public speaking Peer assessment Gestão |
description |
Este projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propôs-se a criar um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade. Recorrendo a análise empírica e teórica percecionou-se que uma das competências mais necessárias de desenvolver é a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratégico : criar um programa capaz de desenvolver competências de public speaking. Este âmbito concretizou-se através da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessões com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em óculos de Realidade Virtual e à app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinâmica do Toastmasters International, realizaram-se sessões em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessão para sessão, com o próposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada através de dinâmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessões formam apoiadas por um conjunto de suportes didáticos, com dicas e explicações sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratégia anteriormente mencionada, foi possível desenvolver as competências de discurso em público, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatória (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 2023-11-23T00:00:00Z 2024-01-15T09:46:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24456 TID:203463587 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24456 |
identifier_str_mv |
TID:203463587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136944986259456 |