O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/187 |
Resumo: | Na gestão duma Autarquia a rede viária é uma área fundamental, pois afecta o dia-a-dia dos Munícipes e face à política urbana adoptada é essencial que o planeamento de novas vias ou até de intervenções nas existentes seja coerente e eficaz. Para uma eficaz gestão da rede viária é necessário definir uma hierarquização funcional que possibilite constituir os critérios básicos para o ordenamento dos principais troços e intersecções da rede, bem como para uma eficiente manutenção e modernização viária. O estudo a desenvolver pretende abordar o tema do planeamento das redes viárias baseando-se na criação de uma metodologia que possibilite definir princípios para constituir objectivos que se aplicam e se traduzem em regras e técnicas para a hierarquização da rede viária. O tema geral será a hierarquia viária, sendo o objecto de estudo as redes viárias municipais. O principal objectivo deste estudo é avaliar o actual modelo de hierarquização utilizado nos municípios do país com as características técnicas que cada via apresenta. O município em estudo foi o de Vieira do Minho e verificou-se que a sua rede viária não responde às exigências de tráfego da actualidade e que não possibilitam um maior desenvolvimento do concelho. O que se ambiciona é elaborar uma proposta metodológica que poderá ser utilizada como instrumento de aplicação nas redes viárias dos diversos municípios do nosso país. O primordial objectivo então desta tese é elaborar esta proposta metodológica para permitir aos municípios superar problemas respeitantes à rede viária, analisando a coerência entre as funções das diversas vias e as desejáveis, fazendo a avaliação entre a classificação dessas vias e as suas características geométricas e físicas, os usos de solo e o seu nível de utilização. |
id |
RCAP_9e5938465ddce00a371b994f668b6647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológicaRedes viáriasOrdenamento do territórioEngenharia MunicipalVieira do Minho (Distrito de Braga, Portugal)Na gestão duma Autarquia a rede viária é uma área fundamental, pois afecta o dia-a-dia dos Munícipes e face à política urbana adoptada é essencial que o planeamento de novas vias ou até de intervenções nas existentes seja coerente e eficaz. Para uma eficaz gestão da rede viária é necessário definir uma hierarquização funcional que possibilite constituir os critérios básicos para o ordenamento dos principais troços e intersecções da rede, bem como para uma eficiente manutenção e modernização viária. O estudo a desenvolver pretende abordar o tema do planeamento das redes viárias baseando-se na criação de uma metodologia que possibilite definir princípios para constituir objectivos que se aplicam e se traduzem em regras e técnicas para a hierarquização da rede viária. O tema geral será a hierarquia viária, sendo o objecto de estudo as redes viárias municipais. O principal objectivo deste estudo é avaliar o actual modelo de hierarquização utilizado nos municípios do país com as características técnicas que cada via apresenta. O município em estudo foi o de Vieira do Minho e verificou-se que a sua rede viária não responde às exigências de tráfego da actualidade e que não possibilitam um maior desenvolvimento do concelho. O que se ambiciona é elaborar uma proposta metodológica que poderá ser utilizada como instrumento de aplicação nas redes viárias dos diversos municípios do nosso país. O primordial objectivo então desta tese é elaborar esta proposta metodológica para permitir aos municípios superar problemas respeitantes à rede viária, analisando a coerência entre as funções das diversas vias e as desejáveis, fazendo a avaliação entre a classificação dessas vias e as suas características geométricas e físicas, os usos de solo e o seu nível de utilização.Authority in the management of a road network is a key area, because it affects the daily life of locals and in regard to the urban policy adopted it is essential that the planning of new roads or even the interventions in the existing ones is consistent and efficient. To an effective management of the road network it is necessary to establish a functional hierarchy that enables the settlement of the basic criteria for the ranking of the main sections and intersections of the network, as well as for an efficient road maintenance and modernization. The study in development aims to address the subject of the planning of road networks based on the creation of a methodology which allows the establishment of principles to set goals that are applied and translated into rules and techniques for the prioritization of the road network. The general theme will be the road hierarchy, being the object of study the municipal road networks. The main objective of this study is to assess the current model of hierarchy used in the municipalities of the country with the technical characteristics that each track presents. The council subjected to this study was Vieira do Minho and it was found that its roads do not meet the demands of today's traffic and do not allow a further development of the county. What we seek is to develop a methodology that can be used as a tool of implement in the road networks from several counties of our country. The main objective of this thesis is then to develop this methodological proposal to allow municipalities to overcome problems relating to the road, examining the consistency among the functions of the various routes and the desirable ones, making the assessment between the classification of these pathways and their geometric and physical characteristics, the land use and its level of use.2010-08-19T10:48:35Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/187porCosta, José Luís Cardoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:05.705229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
title |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
spellingShingle |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica Costa, José Luís Cardoso da Redes viárias Ordenamento do território Engenharia Municipal Vieira do Minho (Distrito de Braga, Portugal) |
title_short |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
title_full |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
title_fullStr |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
title_full_unstemmed |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
title_sort |
O planeamento das redes viárias municipais: uma abordagem metodológica |
author |
Costa, José Luís Cardoso da |
author_facet |
Costa, José Luís Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Luís Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes viárias Ordenamento do território Engenharia Municipal Vieira do Minho (Distrito de Braga, Portugal) |
topic |
Redes viárias Ordenamento do território Engenharia Municipal Vieira do Minho (Distrito de Braga, Portugal) |
description |
Na gestão duma Autarquia a rede viária é uma área fundamental, pois afecta o dia-a-dia dos Munícipes e face à política urbana adoptada é essencial que o planeamento de novas vias ou até de intervenções nas existentes seja coerente e eficaz. Para uma eficaz gestão da rede viária é necessário definir uma hierarquização funcional que possibilite constituir os critérios básicos para o ordenamento dos principais troços e intersecções da rede, bem como para uma eficiente manutenção e modernização viária. O estudo a desenvolver pretende abordar o tema do planeamento das redes viárias baseando-se na criação de uma metodologia que possibilite definir princípios para constituir objectivos que se aplicam e se traduzem em regras e técnicas para a hierarquização da rede viária. O tema geral será a hierarquia viária, sendo o objecto de estudo as redes viárias municipais. O principal objectivo deste estudo é avaliar o actual modelo de hierarquização utilizado nos municípios do país com as características técnicas que cada via apresenta. O município em estudo foi o de Vieira do Minho e verificou-se que a sua rede viária não responde às exigências de tráfego da actualidade e que não possibilitam um maior desenvolvimento do concelho. O que se ambiciona é elaborar uma proposta metodológica que poderá ser utilizada como instrumento de aplicação nas redes viárias dos diversos municípios do nosso país. O primordial objectivo então desta tese é elaborar esta proposta metodológica para permitir aos municípios superar problemas respeitantes à rede viária, analisando a coerência entre as funções das diversas vias e as desejáveis, fazendo a avaliação entre a classificação dessas vias e as suas características geométricas e físicas, os usos de solo e o seu nível de utilização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2010-08-19T10:48:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/187 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137126940409856 |