Acessibilidade na web: nível de maturidade das instituições de ensino superior português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8418 |
Resumo: | No sentido garantir a universalidade da Web, a Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. As Instituições de Ensino Superior são, conforme verificado na revisão bibliográfica, identificadas como parte do problema, uma vez que larga maioria dos seus sítios Web apresenta sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade bem como aos riscos da sua ausência. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitiu determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Conclui-se que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade. Este trabalho contribuiu para um melhor entendimento do problema da Acessibilidade web nas Instituições de Ensino Superior Português, oferecendo um panorama atual do seu nível de maturidade e consciencializando para o problema permitindo às Instituições aproveitar as oportunidades mas também evitar potenciais riscos relacionados com entrada em vigor da Diretiva Europeia. |
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Acessibilidade na web: nível de maturidade das instituições de ensino superior portuguêsAcessibilidade na WebEnsino superior portuguêsModelo de MaturidadeNível de maturidadeDiretiva europeiaWeb AccessibilityPortuguese Higher EducationAccessibility maturity modelMaturity levelEuropean DirectiveNo sentido garantir a universalidade da Web, a Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. As Instituições de Ensino Superior são, conforme verificado na revisão bibliográfica, identificadas como parte do problema, uma vez que larga maioria dos seus sítios Web apresenta sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade bem como aos riscos da sua ausência. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitiu determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Conclui-se que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade. Este trabalho contribuiu para um melhor entendimento do problema da Acessibilidade web nas Instituições de Ensino Superior Português, oferecendo um panorama atual do seu nível de maturidade e consciencializando para o problema permitindo às Instituições aproveitar as oportunidades mas também evitar potenciais riscos relacionados com entrada em vigor da Diretiva Europeia.To ensure the universality of the Web, the European Commission proposed a European Directive establishing mandatory accessibility standards to be applied to essential public services, starting from the end of 2015, with the aim being to benefit more than 180 million European citizens and also to unlock a European web accessibility market estimated in €2 billion Euros. In the literature review, Institutions of Higher Education were identified as being part of the problem, since a large majority of their web sites have serious problems of accessibility. However these Institutions are also part of the solution teaching awareness on the benefits of the accessibility as well as the risks of its absence. Data collected from the Portuguese Higher Education Institutions, through a questionnaire based on the Charter of Commitment and the Maturity Model for Accessibility from the "Business Taskforce on Accessible Technology", allowed determination of the average accessibility maturity level of the participating institutions as well as their willingness to make a commitment towards accessibility. This paper concludes that the accessibility maturity level of Portuguese Higher Education Institutions is, on average, low but there is a great willingness to make a commitment to improve their accessibility. This work provides additional insights into the web accessibility problem in Portuguese Higher Education Institutions, and offers an overview of their current maturity level and awareness on the problem. These findings can be used to enable the institutions to seize the opportunities and avoid potential risks associated with the entry into force of the European Directive.2015-02-02T16:41:19Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8418TID:201047861porSilva, Paulo Manuel Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:10.583785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No sentido garantir a universalidade da Web, a Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. As Instituições de Ensino Superior são, conforme verificado na revisão bibliográfica, identificadas como parte do problema, uma vez que larga maioria dos seus sítios Web apresenta sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade bem como aos riscos da sua ausência. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitiu determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Conclui-se que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade. Este trabalho contribuiu para um melhor entendimento do problema da Acessibilidade web nas Instituições de Ensino Superior Português, oferecendo um panorama atual do seu nível de maturidade e consciencializando para o problema permitindo às Instituições aproveitar as oportunidades mas também evitar potenciais riscos relacionados com entrada em vigor da Diretiva Europeia. |
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