UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Suziê Maria de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/245
Resumo: O presente artigo aborda reflexões que partiram da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com o intuito de estudar as potencialidades didáticas da fonte histórica Abaco Computi, escrita pelo matemático Gerbert de Aurilac no século X. Neste trabalho buscou-se realizar uma descrição histórica da fonte em questão, conhecendo fatores que influenciaram na forma de sua escrita e divulgação científica. Para tanto, além do Abaco Computi (976), contido na obra Ouvres de Gerbert de Olleris (1867), tivemos acesso a trabalho de historiadores que como Chasles (1843), Ferreira (2008), Vasconcelos (1910), Havet (1889) e Loupot (1869) que estudaram o autor, seu contexto histórico e métodos de conhecimento científico. A metodologia desta pesquisa foi a documental, fundamentada no estudo de uma fonte histórica, ou seja, um documento histórico. A partir da pesquisa realizada pudemos identificar que a pesar do momento histórico da idade média, Gerbert produziu uma matemática própria para seu tempo, a exemplo dos registros no Abaco Computi que foram feitos sob encomenda, para facilitar a compreensão do monge Constantino sobre o uso da Tábua do Ábaco com o mecanismo das fichas utilizando dígitos para representar as quantidades, adotando o sistema decimal e posicional de numeração, enfatizando a participação dessa fonte no ensino de aritmética da época em que foi escrita, indicando o caráter instrucional do documento estudado de maneira a trazer à tona a busca por, a partir do conhecimento da estrutura deste trabalho, se pensar em adaptações para o ensino de matemática nos dias atuais. 
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