Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Susana Manuela de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29174
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9e82b3fa6645ad700eb90bd9dc231142
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares377371.68Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente documento é um relatório que tem como objetivo documentar o projeto de investigação-ação subordinado ao tema "Motivar para aprendizagem no ensino profissional: a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares" levado a cabo no contexto do Mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade do Minho. O projeto teve como público-alvo um turno de uma turma do décimo ano do Ensino Profissional, do curso de Informática de Gestão. O projeto foi aplicado na disciplina de Sistema de Informação, da componente técnica do curso. O principal propósito da intervenção foi a aplicação de uma estratégia pedagógica diferenciada, a criação de videogramas, recorrendo ao trabalho colaborativo e cooperativo, promovendo a motivação dos alunos pela escola envolvendoos ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem, avaliando como esta modificou os comportamentos dos alunos. A intervenção passou por um primeiro momento de investigação, observação e verificação de estratégias através de uma atividade exploratória, por forma a verificar a recetividade dos alunos á criação de vídeo. Com a estratégia validada o segundo momento da intervenção passou pela aplicação do projeto de intervenção pedagógica, onde além d lecionação de aulas teórico-práticas subordinadas aos conteúdos os alunos ainda desenvolveram um trabalho de grupo onde criaram um videograma que explicasse uma parte dos conteúdos programáticos. Como forma de complementar a intervenção o núcleo de estagio, que desde o inicio apostou num trabalho cooperativo e colaborativo desenvolveu duas atividades para a comunidade escolar permitindo utilizar o vídeo e as novas tecnologias como forma de recolher mais informações e de promover a informática e o grupo disciplinar que nos acolheu na comunidade educativa. O tratamento dos dados recolhidos ao longo da intervenção permitiu concluir que a utilização de uma estratégia direcionado aos interesses dos alunos foi uma maisvalia para o seu processo de ensino-aprendizagem, tornando-os ativos no mesmo e melhorando a motivação e mesmo os resultados escolares.This document is a report that aims to document the action-research project entitled "Motivating to learning in vocational education: the production of video as a strategy for the promotion of cooperation and collaboration among peers" carried out in the context of the Master in Teaching of Informatics in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. The project's target audience was part of a 10th grade class in an IT Management Vocational Course. The project was implemented in the Information System subject, included in the technical component of the course. The primary purpose of the intervention was the implementation of a differentiated pedagogical strategy , the creation of video recordings, using collaborative and cooperative work, promoting student motivation towards school, by involving them actively in their process of learning, assessing how this changed the students' behavior. The intervention included an initial phase focusing on research, observation and verification of strategies through an exploratory activity, in order to assess the receptivity of the students to the strategy of creating video . After validating the strategy, the second step began with applying the pedagogical intervention project , where besides teaching theoretical and practical classes on the contents itselves, students also developed, through team work, a video where they had to explain a small part of the programme. As a complement to the core of the intervention, the group of master students, like me, that from the beginning has invested in cooperative and collaborative work, developed two activities for the school community allowing the use of video and new technologies as a way to gather more information and to promote the IT group, that welcomed us in the school. The data collected during the intervention showed us that the use of a strategy directed to the interests of the students was an asset to the training, making them actively part of it and improving their motivation and even their school outcomes.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoCipriano, Susana Manuela de Jesus20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29174por201216949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:28.205306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
title Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
spellingShingle Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
Cipriano, Susana Manuela de Jesus
377
371.68
title_short Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
title_full Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
title_fullStr Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
title_full_unstemmed Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
title_sort Motivar para aprendizagem no ensino profissional : a produção de videogramas como estratégia para a promoção da cooperação e colaboração entre pares
author Cipriano, Susana Manuela de Jesus
author_facet Cipriano, Susana Manuela de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Susana Manuela de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv 377
371.68
topic 377
371.68
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29174
url http://hdl.handle.net/1822/29174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201216949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132935766409216