Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massunga, Ema Patrícia da Conceição
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3208
Resumo: Esta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.
id RCAP_9e8642054a57d76c2858f77f3735a777
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.jovemjovens angolanosdiásporamediacomunicação e identidadeEsta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.2017-09-22T12:22:19Z2017-06-30T00:00:00Z2017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3208TID:201717476porMassunga, Ema Patrícia da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:03Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:29.125786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
title Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
spellingShingle Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
Massunga, Ema Patrícia da Conceição
jovem
jovens angolanos
diáspora
media
comunicação e identidade
title_short Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
title_full Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
title_fullStr Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
title_full_unstemmed Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
title_sort Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
author Massunga, Ema Patrícia da Conceição
author_facet Massunga, Ema Patrícia da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massunga, Ema Patrícia da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv jovem
jovens angolanos
diáspora
media
comunicação e identidade
topic jovem
jovens angolanos
diáspora
media
comunicação e identidade
description Esta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22T12:22:19Z
2017-06-30T00:00:00Z
2017-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3208
TID:201717476
url http://hdl.handle.net/11144/3208
identifier_str_mv TID:201717476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136831188500480