Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3208 |
Resumo: | Esta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam. |
id |
RCAP_9e8642054a57d76c2858f77f3735a777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/3208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.jovemjovens angolanosdiásporamediacomunicação e identidadeEsta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.2017-09-22T12:22:19Z2017-06-30T00:00:00Z2017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3208TID:201717476porMassunga, Ema Patrícia da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:03Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:29.125786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
title |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
spellingShingle |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. Massunga, Ema Patrícia da Conceição jovem jovens angolanos diáspora media comunicação e identidade |
title_short |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
title_full |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
title_fullStr |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
title_full_unstemmed |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
title_sort |
Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa. |
author |
Massunga, Ema Patrícia da Conceição |
author_facet |
Massunga, Ema Patrícia da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massunga, Ema Patrícia da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jovem jovens angolanos diáspora media comunicação e identidade |
topic |
jovem jovens angolanos diáspora media comunicação e identidade |
description |
Esta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22T12:22:19Z 2017-06-30T00:00:00Z 2017-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/3208 TID:201717476 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/3208 |
identifier_str_mv |
TID:201717476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136831188500480 |