Infra-estrutura de suporte a plataforma financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9244 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
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Infra-estrutura de suporte a plataforma financeiraInfraestruturaCentro de dadosMonitorizaçãoOtimização de processosAprovisionamentoAutomatização de processosTrabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012Atualmente, a necessidade de reduzir custos de gestão e manutenção é uma realidade presente no funcionamento de qualquer empresa. Muitas vezes, esta redução de custos tem um impacto negativo na qualidade do serviço. A infraestrutura alvo pertence a um cliente da Unisys. Esta infraestrutura, serve de suporte a uma plataforma financeira que está dividida em múltiplas tecnologias completamente isoladas, tornando a gestão da mesma um ato complexo, prolongado e consequentemente, com custos elevados. Tendo em conta a criticidade elevada da plataforma e o número elevado de utilizadores - na ordem das dezenas de milhares - fatores como a disponibilidade, tolerância a erros e escalabilidade são fundamentais para manter uma elevada qualidade de serviço que não pode ser colocada em segundo plano, mesmo havendo necessidade de redução de custos. Anteriormente a gestão da infraestrutura era feita totalmente ad hoc sem qualquer uso de procedimentos ou automatismos e como tal os custos de gestão e manutenção de toda essa infraestrutura eram bastante elevados e ao mesmo tempo, o processamento dos pedidos de suporte era demasiado demorado devido à inexistência de procedimentos. Dada a criticidade da plataforma, a Unisys reconheceu a necessidade de proceder à melhoria contínua dos processos de aprovisionamento de servidores, gestão de configurações e monitorização da infraestrutura ao longo da duração do projeto, possibilitando assim uma adoção dos novos mecanismos de uma forma faseada. Através da definição de processos de gestão e manutenção, e da sua centralização e automatização, a qualidade do serviço foi assegurada e os custos de gestão da plataforma foram reduzidos significativamente uma vez que a duração e complexidade das operações de gestão e manutenção foram reduzidas drasticamente.Currently, the need to reduce management costs and maintenance is a present reality in the functioning of any company. Often, this cost reduction has a negative impact on service quality. The target infrastructure belongs to a customer of Unisys. This infrastructure serves to support a financial platform that is divided into multiple technologies completely isolated, making the managing really complex, lengthy and therefore the costs are very high. Given the criticality of the platform and the high number of users - in the tens of thousands - factors like availability, fault tolerance and scalability are critical to maintaining a high quality of service that can not be placed in the background, even if there is no need for cost reduction. Previously the management of infrastructure was completely done without any procedures or use of automation and consequently the costs of managing and maintaining all this infrastructure were quite high and at the same time, the processing of requests for support takes too much time due to the lack procedures. Given the criticality of the platform, Unisys recognized the need to proceed to the continuous improvement of processes server provisioning, configuration management and monitoring infrastructure over the duration of the project, enabling the adoption of new mechanisms in a phased manner. By defining management processes and maintenance, its centralization and automation, service quality was assured and management costs of the platform were significantly reduced since the duration and complexity of operations management and maintenance were reduced drastically.Calha, Mário João BarataCunha, António PedroRepositório da Universidade de LisboaPereira, Pedro Filipe Lavrador2013-09-27T09:49:50Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:30.293588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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