Soft skills & turismo: do mercado à academia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, António Manuel da Silva e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Carla, Vasconcelos, Sandra, Liberato, Dália, Carlos, Maria
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34816
Resumo: A educação e formação em turismo tem vindo a ser alargada significativamente nas últimas décadas, concomitantemente com a importância da atividade turística para Portugal nomeadamente em termos sociais, culturais e económicos. As exigências dos desempenhos profissionais têm vindo a demonstrar a importância da formação técnica e a relevância da posse de competências transversais, ou soft skills, por parte de todos os atores deste setor. As competências transversais, entendidas como um conjunto de competências pessoais e interpessoais, podem ser utilizadas e são importantes em múltiplas profissões, independentemente da área específica de conhecimento (Vieira & Marques, 2014). Através da realização de um trabalho interdisciplinar, no âmbito de cinco unidades curriculares, os estudantes finalistas da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, foram motivados a recolher e analisar perceções relacionadas com as soft skills nos diferentes subsetores do Turismo, no sentido de perceber quais as competências exigidas/procuradas pelos seus potenciais empregadores. Para tal, através da aplicação de uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas para a coleta de dados, os estudantes realizaram um trabalho investigativo, entre março e abril de 2021, do qual resultaram por grupo, um short paper e uma apresentação final em inglês. A realização deste trabalho interdisciplinar contribuiu, para os estudantes, na aquisição de competências relacionadas com a área do curso, designadamente a utilização de linguagem técnica, a capacidade de fornecer informações sobre o percurso académico, experiência profissional e o desenvolvimento de competências transversais, e, não menos importante para os docentes a construção de diálogos interdisciplinares e aprendizagens dialéticas.
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