A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57313 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_9ea44aac70a23ec831284d05ba54e99f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das criançasProject “Carnival of Animals” pedagogical documentation as a support of education intentionality and children participationDocumentação pedagógicaIntencionalidade educativaAprendizagens das criançasDesenvolvimento profissionalPedagogical documentationEducational intentionalityChildren's learningProfessional developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio descreve e analisa o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância. O projeto foi concretizado numa sala que adota a abordagem pedagógica da Pedagogia-em-Participação para dar resposta aos interesses, às motivações e às curiosidades das crianças pelo tópico dos animais e pelas expressões. Os interesses das crianças em se expressarem de diversas formas e pelos animais fizeram emergir diversos percursos de aprendizagem construídos em grupo. No desenvolvimento da intervenção e na recolha de dados e informações realizou-se o processo de observação, de registos (escrito, fotográfico e áudio) e a recolha das produções das crianças. A análise dos dados realizada deu origem à documentação pedagógica que sustenta este trabalho. O projeto de intervenção pedagógica evidencia a importância de o educador desenvolver uma ação intencional. Também revela o papel da documentação pedagógica no desenvolvimento de competências profissionais no âmbito das etapas que garantem a intencionalidade educativa, enquanto estratégia para dar continuidade às aprendizagens das crianças e apoiá-las na construção das mesmas, garantindo a sua participação no desenvolvimento das atividades. No decurso da intervenção pedagógica, a documentação revelou-se um meio eficaz para criar um clima comunicacional entre as crianças/criança-adulto das experiências vividas, bem como, tornar visíveis e partilhar as aprendizagens das crianças com os pais/família. Todo este projeto foi suportado pela abordagem da investigação ação, sendo que a mesma permitiu desenvolver uma prática reflexiva por forma a reajustá-la ao contexto de intervenção. No final deste percurso, considera-se ainda, que o desenvolvimento deste projeto permitiu ampliar as experiências das crianças ao nível da educação artística.The present internship report describes and analyses the project of pedagogical intervention developed in a kindergarten context. The project was developed in a classroom that adopts a Pedagogy-in-Participation approach to meet the interests, motivations and curiosities of children about animal’s topic and expressions. The interests of children in expressing themselves in different ways and through the topic of animals have led to the emergence of group-based learning paths. The interest of children in expressing themselves in different ways and the animals topic have led to the emergence of learning paths formed in a group environment. In the development of the intervention and the data and information collection was carried by a process of observation, records (writing, photographic and audio) and children's productions. The collected data analysis gave birth to the pedagogical documentation that sustains this work. The Pedagogical intervention project highlights the importance of the educator to develop an intentional action. It also reveals the role of pedagogical documentation in the development of professional competences within the stages that guarantee educational intentionality as a strategy to give continuity to the children's learning and to support them in their self construction, guaranteeing their participation in the activities development. In the course of the pedagogical intervention, this process proved to be a means to create a communicational climate between children / child-adults of the lived experiences, as well as to make visible and share the learning of children with parents / family. This whole project was supported by the action of a research approach, and it allowed the development of a reflexive practice in order to readjust it to the intervention context. At the end of this course, it is considered that the development of this project allowed expanding children's experiences in the level of artistic education.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFernandes, Joana Ferreira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57313por202100618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:43.429866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças Project “Carnival of Animals” pedagogical documentation as a support of education intentionality and children participation |
title |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
spellingShingle |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças Fernandes, Joana Ferreira Documentação pedagógica Intencionalidade educativa Aprendizagens das crianças Desenvolvimento profissional Pedagogical documentation Educational intentionality Children's learning Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
title_full |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
title_fullStr |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
title_full_unstemmed |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
title_sort |
A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças |
author |
Fernandes, Joana Ferreira |
author_facet |
Fernandes, Joana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Joana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentação pedagógica Intencionalidade educativa Aprendizagens das crianças Desenvolvimento profissional Pedagogical documentation Educational intentionality Children's learning Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Documentação pedagógica Intencionalidade educativa Aprendizagens das crianças Desenvolvimento profissional Pedagogical documentation Educational intentionality Children's learning Professional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57313 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202100618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132657185980416 |