Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a documentação pedagógica como estratégia de comunicação com as famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês Pires Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23570
Resumo: O presente relatório decorre do trabalho desenvolvido na dimensão investigativa da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O foco de interesse, análise e intervenção a que se reporta o estudo diz respeito à documentação pedagógica como estratégia de comunicação com as famílias. Procurou-se potenciar a interação e a comunicação com as famílias e intencionalizar a ação educativa, utilizando diferentes modos de documentar as aprendizagens das crianças. O estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação e utilizou como instrumentos de recolha de dados: notas de campo e reflexões; planificações; inquérito por questionário, fotografia e vídeo. A intervenção assim sustentada permitiu concretizar alterações nos contextos de prática que contribuíram para comunicar com as famílias e otimizar a intervenção nos contextos de prática. O processo reflexivo em que nos envolvemos e a documentação produzida foram fundamentais para a aprendizagem profissional, Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Pedagogical documentation as a strategy to communicate with families This report follows the developed work on the research dimension of the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education, of the Masters in Pre-School Education. The focus, analysis and intervention reported refer to the pedagogical documentation as a strategy of communication with the families. By using different ways of documenting children’s learnings, we aimed to strengthen interaction and communication with the families, targeting the educational action. The study was supported in the action-research methodology and used the following resources for gathering data: field notes and reflections, planning, questionnaires, photography and video. The sustained intervention promoted changes and improvements in the practice contexts that have endorsed the communication with the families. The reflection process and resulting documentation were key to professional learning.
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