Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Sara
Data de Publicação: 2006
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2710
Resumo: Num mundo em constante mudança em que a produção do conhecimento e a inovação são indiscutivelmente necessárias para a construção de uma sociedade diferente daquela que conhecemos, o desenvolvimento pleno do potencial dos mais novos afigura-se de extrema importância. O primeiro passo só pode ser dado quando aceitarmos verdadeiramente as diferenças interpessoais, respeitando-as e promovendo-as. Os locais privilegiados para essa promoção são, indiscutivelmente, os múltiplos contextos educacionais que, face à cada vez mais premente necessidade de diferenciação pedagógica, se vêem obrigados a uma mudança de paradigma em termos de avaliação e de intervenção. Esse novo paradigma opõe-se à visão estática do “nós versus eles” e obriga a perspectivar a diferença como uma interacção dinâmica, sistémica e dialéctica entre as características pessoais e as características do meio envolvente. Consequentemente, uma intervenção educacional promotora do pleno desenvolvimento do potencial cognitivo exige uma avaliação abrangente e dinâmica das múltiplas dimensões que confluem no desenvolvimento pessoal: motora, perceptiva, cognitiva, sócio-emocional, moral, comportamental e, exige também a integração desses dados num quadro de referência teórica eclético.
id RCAP_9ea57057bc294655f19b8b8a03124155
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questãoTalentoSobredotaçãoDiferenciaçãoNum mundo em constante mudança em que a produção do conhecimento e a inovação são indiscutivelmente necessárias para a construção de uma sociedade diferente daquela que conhecemos, o desenvolvimento pleno do potencial dos mais novos afigura-se de extrema importância. O primeiro passo só pode ser dado quando aceitarmos verdadeiramente as diferenças interpessoais, respeitando-as e promovendo-as. Os locais privilegiados para essa promoção são, indiscutivelmente, os múltiplos contextos educacionais que, face à cada vez mais premente necessidade de diferenciação pedagógica, se vêem obrigados a uma mudança de paradigma em termos de avaliação e de intervenção. Esse novo paradigma opõe-se à visão estática do “nós versus eles” e obriga a perspectivar a diferença como uma interacção dinâmica, sistémica e dialéctica entre as características pessoais e as características do meio envolvente. Consequentemente, uma intervenção educacional promotora do pleno desenvolvimento do potencial cognitivo exige uma avaliação abrangente e dinâmica das múltiplas dimensões que confluem no desenvolvimento pessoal: motora, perceptiva, cognitiva, sócio-emocional, moral, comportamental e, exige também a integração desses dados num quadro de referência teórica eclético.Universidade de Évora/PRODEPRepositório da Universidade de LisboaBahia, Sara2011-03-16T10:21:20Z20062006-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2710porIn: A. Candeias (Org.). Crianças diferentes: Múltiplos olhares sobre como avaliar e intervir (160-174). Évora: Universidade de Évora/PRODEP.978-972-98136-8-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:04:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:04:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
title Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
spellingShingle Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
Bahia, Sara
Talento
Sobredotação
Diferenciação
title_short Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
title_full Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
title_fullStr Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
title_full_unstemmed Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
title_sort Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
author Bahia, Sara
author_facet Bahia, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Talento
Sobredotação
Diferenciação
topic Talento
Sobredotação
Diferenciação
description Num mundo em constante mudança em que a produção do conhecimento e a inovação são indiscutivelmente necessárias para a construção de uma sociedade diferente daquela que conhecemos, o desenvolvimento pleno do potencial dos mais novos afigura-se de extrema importância. O primeiro passo só pode ser dado quando aceitarmos verdadeiramente as diferenças interpessoais, respeitando-as e promovendo-as. Os locais privilegiados para essa promoção são, indiscutivelmente, os múltiplos contextos educacionais que, face à cada vez mais premente necessidade de diferenciação pedagógica, se vêem obrigados a uma mudança de paradigma em termos de avaliação e de intervenção. Esse novo paradigma opõe-se à visão estática do “nós versus eles” e obriga a perspectivar a diferença como uma interacção dinâmica, sistémica e dialéctica entre as características pessoais e as características do meio envolvente. Consequentemente, uma intervenção educacional promotora do pleno desenvolvimento do potencial cognitivo exige uma avaliação abrangente e dinâmica das múltiplas dimensões que confluem no desenvolvimento pessoal: motora, perceptiva, cognitiva, sócio-emocional, moral, comportamental e, exige também a integração desses dados num quadro de referência teórica eclético.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-03-16T10:21:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2710
url http://hdl.handle.net/10451/2710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: A. Candeias (Org.). Crianças diferentes: Múltiplos olhares sobre como avaliar e intervir (160-174). Évora: Universidade de Évora/PRODEP.
978-972-98136-8-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora/PRODEP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora/PRODEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548740606558208