Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4421 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_9ead1c2c262fb6e4b012b1150d5c9c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4421 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básicointeligência emocionalconsciência emocionalemoçõesdesenvolvimento e aprendizagememotional intelligenceemotional awarenessemotionsdevelopment and learningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte onde se apresentam as práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB e uma segunda parte sobre o exercício investigativo. No exercício investigativo envolveram-se três grupos de participantes (16 crianças do jardim de infância, 12 crianças do 1.º ano e 12 crianças do 4.º ano) das diferentes práticas de ensino supervisionadas, num estudo investigativo relacionado com a Consciência Emocional. Procurou-se responder à questão de investigação “Qual a importância da Consciência Emocional no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, sendo que as questões orientadoras se encontram relacionadas com reflexão de como promover o desenvolvimento da inteligência emocional e a importância dos profissionais de educação no desenvolvimento emocional das crianças. A investigação incluiu-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo a problemática sido trabalhada através da planificação de atividades para as crianças, sendo as mesmas avaliadas através de um instrumento de avaliação sobre a sua consciência emocional. Através dos resultados obtidos, comparando as avaliações iniciais com as finais e observando a evolução das crianças nos vários domínios da consciência emocional, sobressai a importância de incluir esta temática na educação escolar. Constatou-se que as crianças, no final da intervenção, desenvolveram conhecimentos de nomeação das emoções primárias, de identificação em si mesmas e nos outros, e de compreensão.This report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and is divided into two parts: a first part where supervised teaching practices are presented in Nurseries, Kindergartens and 1st CEB and a second part on the investigative exercise. In the investigative exercise, three groups of participants (16 kindergarten children, 12 1st grade children and 12 4th grade children) from different supervised teaching practices were involved in an investigative study related to Emotional Awareness. An attempt was made to answer the research question “What is the importance of Emotional Awareness in Preschool and in the 1st Cycle of Basic Education?”, the guiding questions are related to reflection on how to promote the development of emotional intelligence and the importance of education professionals in the emotional development of children. The investigation was included in an Action-Research methodology, with the problem being worked on by planning activities for the children, which were assessed using an instrument to assess their emotional awareness. Through the results obtained, comparing the initial assessments with the final ones and observing the evolution of children in the various domains of emotional awareness, the importance of including this theme in school education stands out. It was found that the children, at the end of the intervention, developed knowledge of naming primary emotions, identifying themselves and others, and understanding.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJosé, Beatriz dos Santos2023-04-27T22:12:17Z2023-03-212023-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4421TID:203281233por203281233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:02.698365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico José, Beatriz dos Santos inteligência emocional consciência emocional emoções desenvolvimento e aprendizagem emotional intelligence emotional awareness emotions development and learning |
title_short |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
José, Beatriz dos Santos |
author_facet |
José, Beatriz dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José, Beatriz dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência emocional consciência emocional emoções desenvolvimento e aprendizagem emotional intelligence emotional awareness emotions development and learning |
topic |
inteligência emocional consciência emocional emoções desenvolvimento e aprendizagem emotional intelligence emotional awareness emotions development and learning |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-27T22:12:17Z 2023-03-21 2023-03-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4421 TID:203281233 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4421 |
identifier_str_mv |
TID:203281233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203281233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137049550258176 |