Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José, Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4421
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_9ead1c2c262fb6e4b012b1150d5c9c3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básicointeligência emocionalconsciência emocionalemoçõesdesenvolvimento e aprendizagememotional intelligenceemotional awarenessemotionsdevelopment and learningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte onde se apresentam as práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB e uma segunda parte sobre o exercício investigativo. No exercício investigativo envolveram-se três grupos de participantes (16 crianças do jardim de infância, 12 crianças do 1.º ano e 12 crianças do 4.º ano) das diferentes práticas de ensino supervisionadas, num estudo investigativo relacionado com a Consciência Emocional. Procurou-se responder à questão de investigação “Qual a importância da Consciência Emocional no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, sendo que as questões orientadoras se encontram relacionadas com reflexão de como promover o desenvolvimento da inteligência emocional e a importância dos profissionais de educação no desenvolvimento emocional das crianças. A investigação incluiu-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo a problemática sido trabalhada através da planificação de atividades para as crianças, sendo as mesmas avaliadas através de um instrumento de avaliação sobre a sua consciência emocional. Através dos resultados obtidos, comparando as avaliações iniciais com as finais e observando a evolução das crianças nos vários domínios da consciência emocional, sobressai a importância de incluir esta temática na educação escolar. Constatou-se que as crianças, no final da intervenção, desenvolveram conhecimentos de nomeação das emoções primárias, de identificação em si mesmas e nos outros, e de compreensão.This report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and is divided into two parts: a first part where supervised teaching practices are presented in Nurseries, Kindergartens and 1st CEB and a second part on the investigative exercise. In the investigative exercise, three groups of participants (16 kindergarten children, 12 1st grade children and 12 4th grade children) from different supervised teaching practices were involved in an investigative study related to Emotional Awareness. An attempt was made to answer the research question “What is the importance of Emotional Awareness in Preschool and in the 1st Cycle of Basic Education?”, the guiding questions are related to reflection on how to promote the development of emotional intelligence and the importance of education professionals in the emotional development of children. The investigation was included in an Action-Research methodology, with the problem being worked on by planning activities for the children, which were assessed using an instrument to assess their emotional awareness. Through the results obtained, comparing the initial assessments with the final ones and observing the evolution of children in the various domains of emotional awareness, the importance of including this theme in school education stands out. It was found that the children, at the end of the intervention, developed knowledge of naming primary emotions, identifying themselves and others, and understanding.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJosé, Beatriz dos Santos2023-04-27T22:12:17Z2023-03-212023-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4421TID:203281233por203281233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:02.698365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
José, Beatriz dos Santos
inteligência emocional
consciência emocional
emoções
desenvolvimento e aprendizagem
emotional intelligence
emotional awareness
emotions
development and learning
title_short Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author José, Beatriz dos Santos
author_facet José, Beatriz dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv José, Beatriz dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência emocional
consciência emocional
emoções
desenvolvimento e aprendizagem
emotional intelligence
emotional awareness
emotions
development and learning
topic inteligência emocional
consciência emocional
emoções
desenvolvimento e aprendizagem
emotional intelligence
emotional awareness
emotions
development and learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-27T22:12:17Z
2023-03-21
2023-03-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4421
TID:203281233
url http://hdl.handle.net/10400.15/4421
identifier_str_mv TID:203281233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203281233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137049550258176