Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sandra Cristina Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3358
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos.
id RCAP_ab9da087320a5ea776e1bb6af8fb23fe
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociaisAprendizagem EmocionalDesenvolvimento InfantilInteligência EmocionalChild DevelopmentEmotional IntelligenceEmotional LearningDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos.O constructo de inteligência emocional tem vindo a despertar interesse por parte da comunidade científica, no sentido de melhor se compreender o seu contributo no desenvolvimento saudável do indivíduo. Nesta investigação partimos do pressuposto que o desenvolvimento de competências emocionais e sociais com vista ao desenvolvimento de um indivíduo emocionalmente inteligente representa um alicerce no processo de crescimento. A presente investigação de caráter quasi-experimental teve como objetivo primordial contribuir para a promoção de competências emocionais e sociais, no sentido de explorar os aspetos atinentes às emoções básicas, com incidência na "alegria" e na "tristeza" e a sua respetiva regulação emocional. Ademais, pretendemos elaborar estratégias e materiais que possam ser utilizados pela comunidade escolar, testando a adequabilidade de duas sessões de um Programa de Competências Emocionais e Sociais. Realizámos o nosso estudo partindo de uma amostra constituída por 262 crianças provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Os dados da presente investigação foram recolhidos através de um Diário de Bordo construído para o efeito e de um Questionário de Inteligência Emocional para crianças (versão para investigação). Os resultados obtidos confirmam os objetivos do presente estudo, sugerindo que a exposição destas crianças às duas sessões do programa de competências emocionais e sociais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, quer ao nível do reconhecimento das emoções básicas, quer ao nível da regulação emocional. Para além disso os resultados apontam para a adequabilidade das duas sessões do programa, que se mostraram bem planeadas, pertinentes e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destinam. Deste modo, parecem justificar-se as intervenções educativas de caráter promocional e preventivo que fomentam o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, enquanto elemento fundamental no desenvolvimento infantil.ABSTRACT: Emotional Intelligence has been raising a great interest within the scientific comunity, particularly on their contribution to a person´s healthy development. This study is based on the assumption that the development of emotional and social skills is of paramount importance in the development of an emotionally intelligent person. The current study aims at contributing to the development of emotional and social skills. We adopted a quasi-experimental design as a mean to explore the aspects related to basic emotions, more specifically joy and sadness, and emotional regulation. In addition, by testing the suitability of two sessions of an Emotional and Social Skills Development Program, we aimed ate the development of effective strategies and materials that can be used in schools. The sample was composed of 262 children from eight elementary schools from São Miguel Island, Azores. Data from the current study was collected through a logbook that was specifically built for this study's purposes, and through an Emotional Intelligence Questionnaire for Children (Research Version). Our results corroborated our hipotheses and suggested that the two session of the emotional and social skills program led to benefits in emotional learning, specifically in basic emotion recognition and emotional regulation. In addition, our results point out that the two sessions were appropriate, well-planned and adequate to its target ppopulation. Our results seem to justify promotional and preventive educational interventions that promotes the development of emotional and social skills as a key element in the child development.Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraRepositório da Universidade dos AçoresAmaral, Sandra Cristina Machado2015-03-05T17:06:06Z2015-02-132015-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3358201486628porAmaral, Sandra Cristina Machado. "Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico: um programa de competências emocionais e sociais". 2015. 161 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:23Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:56.680565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
title Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
spellingShingle Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
Amaral, Sandra Cristina Machado
Aprendizagem Emocional
Desenvolvimento Infantil
Inteligência Emocional
Child Development
Emotional Intelligence
Emotional Learning
title_short Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
title_full Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
title_fullStr Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
title_full_unstemmed Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
title_sort Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : um programa de competências emocionais e sociais
author Amaral, Sandra Cristina Machado
author_facet Amaral, Sandra Cristina Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sandra Cristina Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Emocional
Desenvolvimento Infantil
Inteligência Emocional
Child Development
Emotional Intelligence
Emotional Learning
topic Aprendizagem Emocional
Desenvolvimento Infantil
Inteligência Emocional
Child Development
Emotional Intelligence
Emotional Learning
description Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05T17:06:06Z
2015-02-13
2015-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3358
201486628
url http://hdl.handle.net/10400.3/3358
identifier_str_mv 201486628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amaral, Sandra Cristina Machado. "Promovendo a regulação emocional em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico: um programa de competências emocionais e sociais". 2015. 161 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710692331520