A música tradicional como meio de integração de um aluno de Canto com Cegueira e Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telmo José Araújo Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43909
Resumo: Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2020/2021. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob supervisão do Professor Doutor José Corvelo, com o tema A música tradicional como meio de integração de um aluno de canto com Cegueira e Autismo. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Este estudo incidiu na inclusão de canções populares portuguesas no repertório a lecionar a um aluno diagnosticado com Autismo e Cegueira. Através deste trabalho foi possível compreender a contribuição da aprendizagem de canções tradicionais na evolução e desenvolvimento do aluno em questão. Para esta investigação foram utilizadas cinco canções populares portuguesas. Ao longo das aulas, foi possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças ao abrigo da educação inclusiva. Os resultados foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou o aluno a mudar completamente a postura na sala de aula. O relatório termina com uma análise das audições finais dos alunos da classe de canto que acompanhei ao longo do ano letivo, incluindo o aluno que serviu como estudo de caso deste trabalho de investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional.
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