A música tradicional como meio de integração de um aluno de Canto com Cegueira e Autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43909 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2020/2021. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob supervisão do Professor Doutor José Corvelo, com o tema A música tradicional como meio de integração de um aluno de canto com Cegueira e Autismo. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Este estudo incidiu na inclusão de canções populares portuguesas no repertório a lecionar a um aluno diagnosticado com Autismo e Cegueira. Através deste trabalho foi possível compreender a contribuição da aprendizagem de canções tradicionais na evolução e desenvolvimento do aluno em questão. Para esta investigação foram utilizadas cinco canções populares portuguesas. Ao longo das aulas, foi possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças ao abrigo da educação inclusiva. Os resultados foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou o aluno a mudar completamente a postura na sala de aula. O relatório termina com uma análise das audições finais dos alunos da classe de canto que acompanhei ao longo do ano letivo, incluindo o aluno que serviu como estudo de caso deste trabalho de investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional. |
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A música tradicional como meio de integração de um aluno de Canto com Cegueira e AutismoEnsino de CantoMúsica Tradicional PortuguesaAutismoCegueiraInclusão Escolar.Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2020/2021. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob supervisão do Professor Doutor José Corvelo, com o tema A música tradicional como meio de integração de um aluno de canto com Cegueira e Autismo. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Este estudo incidiu na inclusão de canções populares portuguesas no repertório a lecionar a um aluno diagnosticado com Autismo e Cegueira. Através deste trabalho foi possível compreender a contribuição da aprendizagem de canções tradicionais na evolução e desenvolvimento do aluno em questão. Para esta investigação foram utilizadas cinco canções populares portuguesas. Ao longo das aulas, foi possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças ao abrigo da educação inclusiva. Os resultados foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou o aluno a mudar completamente a postura na sala de aula. O relatório termina com uma análise das audições finais dos alunos da classe de canto que acompanhei ao longo do ano letivo, incluindo o aluno que serviu como estudo de caso deste trabalho de investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional.Repositório ComumTelmo José Araújo Sousa2023-02-20T15:51:50Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43909TID:203231228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.932112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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