Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polettini, Altair F. F.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Sabaraense, Neide C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22713
Resumo: Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. 
id RCAP_6ad2c508fee506ae07b22523fb7f07a6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de MatemáticaInovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de MatemáticaArtigosEste artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. This article analyses mathematics teachers’ perceptions of changes in their thought and practice while using an innovation, as a reference. This innovation, the curriculum materials Experiências Matemáticas, was designed with suggestions for the teaching of mathematics at the middle school level, in São Paulo, Brazil, emphasizing a constructivist perspective. The curriculum materials represented a challenging reference for the teachers and contributed to reflection on their thought and practice. Changes were gradual, in the sense that they added some strategies or methodologies to their practice. Although changes may not be comprehensive, they were important for teachers’ own professional development.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22713por2183-28380872-3915Polettini, Altair F. F.Sabaraense, Neide C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.081476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
title Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
spellingShingle Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
Polettini, Altair F. F.
Artigos
title_short Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
title_full Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
title_fullStr Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
title_full_unstemmed Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
title_sort Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
author Polettini, Altair F. F.
author_facet Polettini, Altair F. F.
Sabaraense, Neide C.
author_role author
author2 Sabaraense, Neide C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polettini, Altair F. F.
Sabaraense, Neide C.
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. 
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22713
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477092667392