Conexões entre neuroeducação e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/140991 |
Resumo: | Este trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education. |
id |
RCAP_9eb9bd9f5fdccfab391b6d2aa6875c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/140991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conexões entre neuroeducação e formação de professoresConnections between neuroeducation and teacher training courseCurrículoNeurociências CognitivasFormação docenteConteúdosCurriculumTeacher’s trainingSubjectsCognitive NeuroscienceEste trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education.DCSA - Departamento de Ciências Sociais AplicadasRUNAlvarenga, Karly B.Domingos, António2022-06-28T22:27:07Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140991por2447-8288PURE: 42949568info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:18:14Zoai:run.unl.pt:10362/140991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:52.757116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores Connections between neuroeducation and teacher training course |
title |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
spellingShingle |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores Alvarenga, Karly B. Currículo Neurociências Cognitivas Formação docente Conteúdos Curriculum Teacher’s training Subjects Cognitive Neuroscience |
title_short |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
title_full |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
title_fullStr |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
title_sort |
Conexões entre neuroeducação e formação de professores |
author |
Alvarenga, Karly B. |
author_facet |
Alvarenga, Karly B. Domingos, António |
author_role |
author |
author2 |
Domingos, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Karly B. Domingos, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Neurociências Cognitivas Formação docente Conteúdos Curriculum Teacher’s training Subjects Cognitive Neuroscience |
topic |
Currículo Neurociências Cognitivas Formação docente Conteúdos Curriculum Teacher’s training Subjects Cognitive Neuroscience |
description |
Este trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-06-28T22:27:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/140991 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/140991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2447-8288 PURE: 42949568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138096521936896 |