Conexões entre neuroeducação e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Karly B.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Domingos, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/140991
Resumo: Este trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education.
id RCAP_9eb9bd9f5fdccfab391b6d2aa6875c13
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/140991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões entre neuroeducação e formação de professoresConnections between neuroeducation and teacher training courseCurrículoNeurociências CognitivasFormação docenteConteúdosCurriculumTeacher’s trainingSubjectsCognitive NeuroscienceEste trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education.DCSA - Departamento de Ciências Sociais AplicadasRUNAlvarenga, Karly B.Domingos, António2022-06-28T22:27:07Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140991por2447-8288PURE: 42949568info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:18:14Zoai:run.unl.pt:10362/140991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:52.757116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões entre neuroeducação e formação de professores
Connections between neuroeducation and teacher training course
title Conexões entre neuroeducação e formação de professores
spellingShingle Conexões entre neuroeducação e formação de professores
Alvarenga, Karly B.
Currículo
Neurociências Cognitivas
Formação docente
Conteúdos
Curriculum
Teacher’s training
Subjects
Cognitive Neuroscience
title_short Conexões entre neuroeducação e formação de professores
title_full Conexões entre neuroeducação e formação de professores
title_fullStr Conexões entre neuroeducação e formação de professores
title_full_unstemmed Conexões entre neuroeducação e formação de professores
title_sort Conexões entre neuroeducação e formação de professores
author Alvarenga, Karly B.
author_facet Alvarenga, Karly B.
Domingos, António
author_role author
author2 Domingos, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Karly B.
Domingos, António
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Neurociências Cognitivas
Formação docente
Conteúdos
Curriculum
Teacher’s training
Subjects
Cognitive Neuroscience
topic Currículo
Neurociências Cognitivas
Formação docente
Conteúdos
Curriculum
Teacher’s training
Subjects
Cognitive Neuroscience
description Este trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação. The main objective of this work is to present some connections between Cognitive Neurosciences and teacher training. It is part of a postdoctoral. It is the result of theoretical research carried out in articles and books dated from 2008 to 2019. The results point to a need to present to future teachers and, already teachers, issues related to brain functioning in the act of learning, such as emotions, anxiety, gift, culture, brain plasticity and the transmission of information, among others. More collaborative research in this area is needed to consolidate the dialogue between Cognitive Neurosciences and Education.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-06-28T22:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/140991
url http://hdl.handle.net/10362/140991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2447-8288
PURE: 42949568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138096521936896