Disfonia em professoras do Primeiro Ciclo do Ensino Básico: prevalência e factores de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Susana Vaz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132006000400001
Resumo: Objectivo: Quantificar a prevalência de disfonia numa amostra de professoras do litoral norte de Portugal e determinar quais os factores e sintomatologia associados. Desenho do estudo: Estudo transversal efectuado em professoras do ensino público, com componente lectiva, do primeiro ciclo do ensino básico. Participantes: Participaram 1158 dos 2333 professores contactados (proporção de resposta: 49,6%). As 922 professoras da amostra preencheram um questionário geral construído especificamente para este estudo, com perguntas para caracterização socio-demográfica, perfil profissional, auto-percepção de disfonia, presença de sintomas concomitantes, hábitos pessoais e estilos de vida. Medidas de resultado: Prevalência de disfonia auto-percebida e sintomas associados, de acordo com factores de risco pessoais e ocupacionais. Resultados: A prevalência de disfonia nas docentes foi 10,6%, crescendo significativamente com a idade (p=0,004) com o número de anos de profissão (p=0,002). As queixas vocais mais percepcionadas foram as alterações da sensibilidade laríngea (dor laríngea - 62,8%, secura - 61,9%) e a rouquidão (64,3%). Todas (excepto a dor e o ardor) associam-se significativamente à prevalência de disfonia (p< 0,001). Conclusões: As professoras apresentam uma elevada prevalência de alterações vocais, que aumenta com a idade e os anos de actividade lectiva. Os hábitos e as características de estilo de vida não tiveram um papel significativo na variável estudada.
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