Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, F. G.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reto, L., Martins, L., Tinoco, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/19924
http://hdl.handle.net/10071/9572
Resumo: Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.
id RCAP_9ecf1429a47366d68e582dc73f05cef7
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacionalAbandonoVozLealdadeIdentidade organizacionalTendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.INDEG/PROJECTOS - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial2015-08-05T13:50:24Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-05T13:48:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/19924http://hdl.handle.net/10071/9572por1645-4464Nunes, F. G.Reto, L.Martins, L.Tinoco, A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:07.006975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
title Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
spellingShingle Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
Nunes, F. G.
Abandono
Voz
Lealdade
Identidade organizacional
title_short Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
title_full Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
title_fullStr Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
title_full_unstemmed Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
title_sort Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
author Nunes, F. G.
author_facet Nunes, F. G.
Reto, L.
Martins, L.
Tinoco, A.
author_role author
author2 Reto, L.
Martins, L.
Tinoco, A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, F. G.
Reto, L.
Martins, L.
Tinoco, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono
Voz
Lealdade
Identidade organizacional
topic Abandono
Voz
Lealdade
Identidade organizacional
description Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-08-05T13:50:24Z
2015-08-05T13:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/19924
http://hdl.handle.net/10071/9572
url https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/19924
http://hdl.handle.net/10071/9572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG/PROJECTOS - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial
publisher.none.fl_str_mv INDEG/PROJECTOS - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134676132036608