O perfil do docente de formação musical na iniciação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23828
Resumo: O projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente.
id RCAP_9ed05e9020ffc3b9fc3ad3a49731f16f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do docente de formação musical na iniciação musicalIniciação musicalPerfil docenteEducação/formação musical e ensino artístico especializadoMusical initiationTeacher profileMusical education/trainingSpecific arts teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente.This research project focus the absence of a Music Teacher profile, within the Ministry of Education, in the Musical Initiation course. Thus, the study goal was concerned about the Musical Education Teacher training for the primary school, according to the professionals involved in the teaching process, the institutions directors and the analysis of the syllabus used for the training of Music Teachers. The chosen methodology was a qualitative case study and the data selection tools were the focus group, the document analysis and the questionnaire. The results suggest the necessity to intensify the curricula of 1st and 2nd cycle of studies in the training of the Music Teacher in the areas of the didactic and pedagogical know-how, as well as the need for a strong musical practice and experience in this specific cycle of studies. This dissertation also intends to awaken and alert to the impact of formal and informal education when it concerns teachers training.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPontes, Adalgisa Castro Maia2018-01-09T09:27:33Z2017-07-2620172017-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23828TID:202012387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:36.185867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
title O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
spellingShingle O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
Pontes, Adalgisa Castro Maia
Iniciação musical
Perfil docente
Educação/formação musical e ensino artístico especializado
Musical initiation
Teacher profile
Musical education/training
Specific arts teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
title_full O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
title_fullStr O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
title_full_unstemmed O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
title_sort O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
author Pontes, Adalgisa Castro Maia
author_facet Pontes, Adalgisa Castro Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Adalgisa Castro Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação musical
Perfil docente
Educação/formação musical e ensino artístico especializado
Musical initiation
Teacher profile
Musical education/training
Specific arts teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Iniciação musical
Perfil docente
Educação/formação musical e ensino artístico especializado
Musical initiation
Teacher profile
Musical education/training
Specific arts teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
2017
2017-07-26T00:00:00Z
2018-01-09T09:27:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23828
TID:202012387
url http://hdl.handle.net/10400.14/23828
identifier_str_mv TID:202012387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131890860425216