O perfil do docente de formação musical na iniciação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23828 |
Resumo: | O projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente. |
id |
RCAP_9ed05e9020ffc3b9fc3ad3a49731f16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23828 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musicalIniciação musicalPerfil docenteEducação/formação musical e ensino artístico especializadoMusical initiationTeacher profileMusical education/trainingSpecific arts teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente.This research project focus the absence of a Music Teacher profile, within the Ministry of Education, in the Musical Initiation course. Thus, the study goal was concerned about the Musical Education Teacher training for the primary school, according to the professionals involved in the teaching process, the institutions directors and the analysis of the syllabus used for the training of Music Teachers. The chosen methodology was a qualitative case study and the data selection tools were the focus group, the document analysis and the questionnaire. The results suggest the necessity to intensify the curricula of 1st and 2nd cycle of studies in the training of the Music Teacher in the areas of the didactic and pedagogical know-how, as well as the need for a strong musical practice and experience in this specific cycle of studies. This dissertation also intends to awaken and alert to the impact of formal and informal education when it concerns teachers training.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPontes, Adalgisa Castro Maia2018-01-09T09:27:33Z2017-07-2620172017-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23828TID:202012387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:36.185867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
title |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
spellingShingle |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical Pontes, Adalgisa Castro Maia Iniciação musical Perfil docente Educação/formação musical e ensino artístico especializado Musical initiation Teacher profile Musical education/training Specific arts teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
title_full |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
title_fullStr |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
title_full_unstemmed |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
title_sort |
O perfil do docente de formação musical na iniciação musical |
author |
Pontes, Adalgisa Castro Maia |
author_facet |
Pontes, Adalgisa Castro Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Adalgisa Castro Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação musical Perfil docente Educação/formação musical e ensino artístico especializado Musical initiation Teacher profile Musical education/training Specific arts teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Iniciação musical Perfil docente Educação/formação musical e ensino artístico especializado Musical initiation Teacher profile Musical education/training Specific arts teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O projeto de investigação apresenta como problemática a ausência, por parte do Ministério da Educação, de um perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical. O objeto de estudo centrou-se na formação do docente de Formação Musical no contexto do 1º ciclo do ensino básico do ensino especializado da música, de acordo com os docentes que lecionam a disciplina, os diretores das instituições e a análise documental referente ao plano curricular existente na formação de Professores de Formação Musical e Educação Musical. Através da metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa foram utilizados o focus group, a análise documental e o inquérito por questionário como técnicas e ferramentas de recolha de dados. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar os planos curriculares do 1º e 2º ciclo de estudos para a formação do docente de Formação Musical nas áreas do Saber Fazer: Didático Pedagógico aliando a uma forte componente prática e vivencial da música, bem como uma componente forte de prática profissional neste ciclo específico de ensino. Esta dissertação desperta e alerta também para o impacto que a educação não formal e informal pode assumir na formação docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 2017 2017-07-26T00:00:00Z 2018-01-09T09:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/23828 TID:202012387 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/23828 |
identifier_str_mv |
TID:202012387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131890860425216 |