O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mónica Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6037
Resumo: O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Musica, variante de Formação Músical e Classe de Conjunto. Na primeira parte do relatorio aborda-se o trabalho desenvolvido na pratica de ensino supervisionado, apresentando a caraterizaçao das escolas e do meio envolvente em que o estagio foi realizado e, tambem, uma síntese da pratica pedagogica, quer de Formaçao Músical, quer de Classe de Conjunto, onde sao incluídas as planificaçoes, os objetivos gerais, as metodologias de avaliaçao e os relatorios das turmas, bem como uma reflexao pessoal acerca do trabalho desenvolvido durante a pratica de ensino supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta o estudo de investigação cujo tema e “O contributo do repertório de instrumento para a Iniciação Musical”. Esta tematica surge no sentido de procurar favorecer uma articulação entre o repertório de Instrumento e os conteúdos abordados na aula de Iniciação Musical. Questionávamo-nos acerca da necessidade de articular as disciplinas entre si, no sentido de facilitar, por um lado, a aquisição dos conhecimentos e, por outro, o conhecimento do repertório. Assim, este desafio colocou-nos perante as seguintes questões de investigação: (i) Como implementar estratégias utilizando repertório do instrumento, como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Iniciação Musical? (ii) Qual a receptividade dos alunos ao repertório dos instrumentos na Iniciação Musical? (iii) Qual a opinião dos professores de instrumento face à aplicação deste repertório, no desenvolvimento do aluno? Através de uma metodologia de índole qualitativa, o estudo permitiu-nos concluir que e importante a aplicação de repertório de Instrumento na aula de Iniciação Músical. A motivação dos alunos e notória e os resultados ao nível do seu desempenho as diferentes disciplinas e muito mais agregador
id RCAP_815845e8cdd7ea9c1b4aa494febfe3e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação MusicalInterdisciplinaridadeMotivaçãoIniciação musicalRepertório de InstrumentoInterdisciplinarityMotivationMusical initiationInstrument repertoireDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Musica, variante de Formação Músical e Classe de Conjunto. Na primeira parte do relatorio aborda-se o trabalho desenvolvido na pratica de ensino supervisionado, apresentando a caraterizaçao das escolas e do meio envolvente em que o estagio foi realizado e, tambem, uma síntese da pratica pedagogica, quer de Formaçao Músical, quer de Classe de Conjunto, onde sao incluídas as planificaçoes, os objetivos gerais, as metodologias de avaliaçao e os relatorios das turmas, bem como uma reflexao pessoal acerca do trabalho desenvolvido durante a pratica de ensino supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta o estudo de investigação cujo tema e “O contributo do repertório de instrumento para a Iniciação Musical”. Esta tematica surge no sentido de procurar favorecer uma articulação entre o repertório de Instrumento e os conteúdos abordados na aula de Iniciação Musical. Questionávamo-nos acerca da necessidade de articular as disciplinas entre si, no sentido de facilitar, por um lado, a aquisição dos conhecimentos e, por outro, o conhecimento do repertório. Assim, este desafio colocou-nos perante as seguintes questões de investigação: (i) Como implementar estratégias utilizando repertório do instrumento, como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Iniciação Musical? (ii) Qual a receptividade dos alunos ao repertório dos instrumentos na Iniciação Musical? (iii) Qual a opinião dos professores de instrumento face à aplicação deste repertório, no desenvolvimento do aluno? Através de uma metodologia de índole qualitativa, o estudo permitiu-nos concluir que e importante a aplicação de repertório de Instrumento na aula de Iniciação Músical. A motivação dos alunos e notória e os resultados ao nível do seu desempenho as diferentes disciplinas e muito mais agregadorAbstract : This report focuses on the Supervised Teaching Practice Course of the Master in Music Education Unit variant Musical Training and Set Class. The first part of the report deals with the work developed in supervised teaching practice, presenting the characteristics of the schools and the environment in which the internship was carried out. It presents a synthesis of the pedagogical practice, both Music Formation and Ensemble Class, which includes the planning, general objectives, evaluation methodologies and reports of the classes, as well as a personal reflection on the work developed during the supervised teaching practice. The second part of the report presents the research project whose theme is "The contribution of the instrumental repertoire for Musical Initiation". This theme results in the sense of seeking to favor a link between the Instrument’s repertoire and the contents addressed in the class of Musical Initiation. We question the need to articulate the disciplines between them, in order to facilitate, on one hand, the acquisition of knowledge and, on the other hand, knowledge of the repertoire. Thus, this challenge places us before the following research questions: (i) How to implement strategies using the repertoire of the instrument, as a resource for the development of musical skills in Music Initiation? (ii) What is the receptivity of students to the repertoire of instruments in Music Initiation? (iii) What do the teachers of the instrument think about the application of this repertoire, in the development of the student? Through a qualitative methodology, the study allows us to conclude that it is important to apply an Instrument repertoire in the Music Initiation class. The motivation of the students is notorious and the results at the level of their performance in the different disciplines is much more complete.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRaposo, Mónica Mendes2018-03-11T18:00:28Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6037TID:201881551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:45.110189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
title O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
spellingShingle O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
Raposo, Mónica Mendes
Interdisciplinaridade
Motivação
Iniciação musical
Repertório de Instrumento
Interdisciplinarity
Motivation
Musical initiation
Instrument repertoire
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
title_full O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
title_fullStr O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
title_full_unstemmed O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
title_sort O contributo do repertório de Instrumento para a Iniciação Musical
author Raposo, Mónica Mendes
author_facet Raposo, Mónica Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mónica Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Motivação
Iniciação musical
Repertório de Instrumento
Interdisciplinarity
Motivation
Musical initiation
Instrument repertoire
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Interdisciplinaridade
Motivação
Iniciação musical
Repertório de Instrumento
Interdisciplinarity
Motivation
Musical initiation
Instrument repertoire
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Musica, variante de Formação Músical e Classe de Conjunto. Na primeira parte do relatorio aborda-se o trabalho desenvolvido na pratica de ensino supervisionado, apresentando a caraterizaçao das escolas e do meio envolvente em que o estagio foi realizado e, tambem, uma síntese da pratica pedagogica, quer de Formaçao Músical, quer de Classe de Conjunto, onde sao incluídas as planificaçoes, os objetivos gerais, as metodologias de avaliaçao e os relatorios das turmas, bem como uma reflexao pessoal acerca do trabalho desenvolvido durante a pratica de ensino supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta o estudo de investigação cujo tema e “O contributo do repertório de instrumento para a Iniciação Musical”. Esta tematica surge no sentido de procurar favorecer uma articulação entre o repertório de Instrumento e os conteúdos abordados na aula de Iniciação Musical. Questionávamo-nos acerca da necessidade de articular as disciplinas entre si, no sentido de facilitar, por um lado, a aquisição dos conhecimentos e, por outro, o conhecimento do repertório. Assim, este desafio colocou-nos perante as seguintes questões de investigação: (i) Como implementar estratégias utilizando repertório do instrumento, como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Iniciação Musical? (ii) Qual a receptividade dos alunos ao repertório dos instrumentos na Iniciação Musical? (iii) Qual a opinião dos professores de instrumento face à aplicação deste repertório, no desenvolvimento do aluno? Através de uma metodologia de índole qualitativa, o estudo permitiu-nos concluir que e importante a aplicação de repertório de Instrumento na aula de Iniciação Músical. A motivação dos alunos e notória e os resultados ao nível do seu desempenho as diferentes disciplinas e muito mais agregador
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-11T18:00:28Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6037
TID:201881551
url http://hdl.handle.net/10400.11/6037
identifier_str_mv TID:201881551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828428541952