O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franqueira, Sara,1979-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2056
Resumo: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
id RCAP_9ed3c590c2179e5079c465d3f863d37d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticasTeatroCenografiaDesempenho (Arte)Representação teatralArtes plásticasTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010Dar um nome a uma coisa não significa apenas a possibilidade de a chamar mas de estabelecer à sua volta toda uma definição que a acompanha, que a motiva e que acaba por responder por ela. O instante em que se dá nome a uma coisa é por isso um momento ousado, quase tanto como aquele em que esse nome é modificado. Será ainda a designação “cenografia” adequada para descrever a identidade da plasticidade visual do espaço teatral? Como descrever actualmente não apenas um campo de trabalho mas todo um pensamento de espaço e estímulo visual situado no cerne da acção teatral? Este é o questionamento que conduz esta pesquisa em torno das relações da componente cenográfica - objecto concreto e agente de percepção subjectiva - com o espaço e com as artes plásticas, partindo da premente enunciação de que o paradigma de “cenário” efectivamente mudou, metamorfoseou-se e cresceu sobre outros sentidos. Esta transformação foi muitas vezes construída sobre audaciosos percursos de criadores, verdadeiros agentes de renovação na cultura, e que revelam muitas vezes influências claras, como é o caso de Artaud e Allan Kaprow, sobejamente conhecidos nos meios internacionais, e Ernesto de Sousa, um dos rostos desta repercussão em Portugal. As colocações teóricas destes pensadores encaminham-nos num trajecto de signos e significados, onde a proposta cenográfica cresce como elemento visual produtor de associações, como um sistema no espaço que constrói um lugar para as nossas acções, e traduz-se num modo de as ver.Naming something does not just signify the possibility to identify it but also to establish a definition around it that accompanies it, motivates it and ultimately answering for it. Therefore the instant something is named is a daring moment, nearly as bold as the instance it is modified. Is the term “scenography” adequate to describe the identity of the theatrical space’s visual plasticity? How can we describe not merely a field of work but an entire line of spatial thought and visual stimulus positioned in the core of theatrical action? This is the subject matter that conducts the present research developed around the scenographic constituent relations – a tangible object and a subjective perception agent – with space and plastic arts, approached from the pressing enunciation that “scenery” has effectively changed, metamorphed and grew toward other senses. This transformation was often constructed through authors’ audacious paths, true agents of cultural renewal, who time and again revealed clear affinities, such as Artaud and Allan Kaprow, widely known internationally, and Ernesto de Sousa, one of the faces of this repercussion in Portugal. The theoretical considerations of these thinkers guide us on a signs and significances pathway, where the scenographic proposal matures as a visual element capable of producing associations, just as a constructed system in space that creates a place for our actions and translates a particular perspective.Serôdio, Maria Helena,1948-Repositório da Universidade de LisboaFranqueira, Sara,1979-2010-12-09T13:12:53Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:31.613651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
title O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
spellingShingle O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
Franqueira, Sara,1979-
Teatro
Cenografia
Desempenho (Arte)
Representação teatral
Artes plásticas
Teses de mestrado - 2010
title_short O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
title_full O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
title_fullStr O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
title_full_unstemmed O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
title_sort O que reside entre as artes é teatro: contaminações entre o lugar da cenografia e as artes plásticas
author Franqueira, Sara,1979-
author_facet Franqueira, Sara,1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serôdio, Maria Helena,1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franqueira, Sara,1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Cenografia
Desempenho (Arte)
Representação teatral
Artes plásticas
Teses de mestrado - 2010
topic Teatro
Cenografia
Desempenho (Arte)
Representação teatral
Artes plásticas
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:12:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2056
url http://hdl.handle.net/10451/2056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169426558976