The Halloween effect in european sectors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4336 |
Resumo: | Bouman e Jacobsen (2002) documentaram a existência de um forte padrão sazonal na rentabilidade das acções, também conhecido como efeito Halloween. Estes autores demonstraram que num conjunto de mercados de capitais, os retornos durante os meses de Novembro a Abril tinham sido largamente superiores aos registados durante os meses de Maio a Outubro. Seguindo de perto a metodologia proposta por Bouman e Jacobsen (2002), pretendemos estudar a existência do efeito Halloween na Europa desde Outubro de 1992 até Outubro de 2010 e fornecer algumas possíveis explicações para a existência da anomalia. Concluiu-se que o efeito Halloween é economicamente e estatisticamente significante, constituindo portanto uma oportunidade passível de ser explorada. Considerámos várias possíveis soluções para a anomalia, mas nenhuma delas foi capaz de justificar por completo o efeito. Sugerimos, que a possível explicação poderá estar relacionada com os retornos médios negativos durante o período de Maio a Outubro, em vez de estar relacionada com a performance superior durante os meses de Novembro a Abril. |
id |
RCAP_9eecbc618d49621b165da351f2aace38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The Halloween effect in european sectorsEfeito HalloweenEficiência de mercadoAnomaliaRetornosHalloween effectMarket efficiencyAnomalyReturnsBouman e Jacobsen (2002) documentaram a existência de um forte padrão sazonal na rentabilidade das acções, também conhecido como efeito Halloween. Estes autores demonstraram que num conjunto de mercados de capitais, os retornos durante os meses de Novembro a Abril tinham sido largamente superiores aos registados durante os meses de Maio a Outubro. Seguindo de perto a metodologia proposta por Bouman e Jacobsen (2002), pretendemos estudar a existência do efeito Halloween na Europa desde Outubro de 1992 até Outubro de 2010 e fornecer algumas possíveis explicações para a existência da anomalia. Concluiu-se que o efeito Halloween é economicamente e estatisticamente significante, constituindo portanto uma oportunidade passível de ser explorada. Considerámos várias possíveis soluções para a anomalia, mas nenhuma delas foi capaz de justificar por completo o efeito. Sugerimos, que a possível explicação poderá estar relacionada com os retornos médios negativos durante o período de Maio a Outubro, em vez de estar relacionada com a performance superior durante os meses de Novembro a Abril.Bouman and Jacobsen (2002) documented the existence of a strong seasonal effect in stock market returns, also known as the Halloween effect. They presented sample evidence that in a number of countries, returns have been unusually larger during the months of November to April than those during the months of May to October. Following closely the methodology used by Bouman and Jacobsen (2002), we propose to examine the existence of the Halloween effect in Europe from October 1992 to October 2010 and to provide some insight on the possible explanations for the anomaly. We concluded that the Halloween effect is economically and statistically significant, constituting therefore an exploitable opportunity. We have considered several possible explanations for the anomaly, but none was able to completely justify the seasonal effect. We suggest, that a possible explanation for the anomaly may be related with the negative average returns during the May–October period, rather than with a superior performance during the November–April period.2013-01-09T16:21:29Z2011-01-01T00:00:00Z20112010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4336engCarrazedo, Tiago Miguel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:46.727945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Halloween effect in european sectors |
title |
The Halloween effect in european sectors |
spellingShingle |
The Halloween effect in european sectors Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira Efeito Halloween Eficiência de mercado Anomalia Retornos Halloween effect Market efficiency Anomaly Returns |
title_short |
The Halloween effect in european sectors |
title_full |
The Halloween effect in european sectors |
title_fullStr |
The Halloween effect in european sectors |
title_full_unstemmed |
The Halloween effect in european sectors |
title_sort |
The Halloween effect in european sectors |
author |
Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira |
author_facet |
Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito Halloween Eficiência de mercado Anomalia Retornos Halloween effect Market efficiency Anomaly Returns |
topic |
Efeito Halloween Eficiência de mercado Anomalia Retornos Halloween effect Market efficiency Anomaly Returns |
description |
Bouman e Jacobsen (2002) documentaram a existência de um forte padrão sazonal na rentabilidade das acções, também conhecido como efeito Halloween. Estes autores demonstraram que num conjunto de mercados de capitais, os retornos durante os meses de Novembro a Abril tinham sido largamente superiores aos registados durante os meses de Maio a Outubro. Seguindo de perto a metodologia proposta por Bouman e Jacobsen (2002), pretendemos estudar a existência do efeito Halloween na Europa desde Outubro de 1992 até Outubro de 2010 e fornecer algumas possíveis explicações para a existência da anomalia. Concluiu-se que o efeito Halloween é economicamente e estatisticamente significante, constituindo portanto uma oportunidade passível de ser explorada. Considerámos várias possíveis soluções para a anomalia, mas nenhuma delas foi capaz de justificar por completo o efeito. Sugerimos, que a possível explicação poderá estar relacionada com os retornos médios negativos durante o período de Maio a Outubro, em vez de estar relacionada com a performance superior durante os meses de Novembro a Abril. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04 2011-01-01T00:00:00Z 2011 2013-01-09T16:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4336 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134779044528128 |