Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Clenilda C S
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3857
Resumo: O presente documento descreve a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O relatório cujo tema é a avaliação em larga escala ao final do 1º ciclo de alfabetização e suas relações com a qualidade do ensino, currículo e práticas docentes, tem por objetivo compreender como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) como política pública, aplicada ao final do 1º ciclo de alfabetização pode redimensionar as práticas escolares, reguladas por um currículo amplo que atenda às necessidades e direitos das crianças em fase de alfabetização e letramento. Adotamos como metodologia de investigação científica as abordagens Exploratória e Descritiva, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, observação participante e levantamento bibliográfico e documental. O universo pesquisado compreendeu escolas de 1º ciclo do polo Turu-Bequimão em São Luís, Maranhão, Brasil. Por meio da pesquisa observamos que, embora a ANA seja um aferidor da qualidade de ensino nacional, muito ainda precisa ser investido para que as políticas educacionais adotadas pelo governo federal possam elevar os índices de alfabetização e letramentos dos anos iniciais. Dentre as ações, podemos citar as estruturas físicas das escolas; a execução de um currículo formal que atenda às demandas coletivas e individuais dos estudantes e que esteja identificado com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e a formação profissional docente em parceria com as esferas públicas e instituições de ensino superior exercendo sua função política e social de ensino, pesquisa e extensão.
id RCAP_9f06e15422c1584171b6664803bf512b
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.Avaliaçãolarga escalaAvaliação Nacional da AlfabetizaçãoLetramentoAlfabetizaçãoPolitica PúblicaO presente documento descreve a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O relatório cujo tema é a avaliação em larga escala ao final do 1º ciclo de alfabetização e suas relações com a qualidade do ensino, currículo e práticas docentes, tem por objetivo compreender como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) como política pública, aplicada ao final do 1º ciclo de alfabetização pode redimensionar as práticas escolares, reguladas por um currículo amplo que atenda às necessidades e direitos das crianças em fase de alfabetização e letramento. Adotamos como metodologia de investigação científica as abordagens Exploratória e Descritiva, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, observação participante e levantamento bibliográfico e documental. O universo pesquisado compreendeu escolas de 1º ciclo do polo Turu-Bequimão em São Luís, Maranhão, Brasil. Por meio da pesquisa observamos que, embora a ANA seja um aferidor da qualidade de ensino nacional, muito ainda precisa ser investido para que as políticas educacionais adotadas pelo governo federal possam elevar os índices de alfabetização e letramentos dos anos iniciais. Dentre as ações, podemos citar as estruturas físicas das escolas; a execução de um currículo formal que atenda às demandas coletivas e individuais dos estudantes e que esteja identificado com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e a formação profissional docente em parceria com as esferas públicas e instituições de ensino superior exercendo sua função política e social de ensino, pesquisa e extensão.Instituto Politécnico da Guarda2018-02-09T16:30:27Z2018-02-092017-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3857http://hdl.handle.net/10314/3857TID:201849313porFernandes, Clenilda C Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:34Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:03.695080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
title Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
spellingShingle Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
Fernandes, Clenilda C S
Avaliação
larga escala
Avaliação Nacional da Alfabetização
Letramento
Alfabetização
Politica Pública
title_short Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
title_full Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
title_fullStr Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
title_full_unstemmed Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
title_sort Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
author Fernandes, Clenilda C S
author_facet Fernandes, Clenilda C S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Clenilda C S
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
larga escala
Avaliação Nacional da Alfabetização
Letramento
Alfabetização
Politica Pública
topic Avaliação
larga escala
Avaliação Nacional da Alfabetização
Letramento
Alfabetização
Politica Pública
description O presente documento descreve a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O relatório cujo tema é a avaliação em larga escala ao final do 1º ciclo de alfabetização e suas relações com a qualidade do ensino, currículo e práticas docentes, tem por objetivo compreender como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) como política pública, aplicada ao final do 1º ciclo de alfabetização pode redimensionar as práticas escolares, reguladas por um currículo amplo que atenda às necessidades e direitos das crianças em fase de alfabetização e letramento. Adotamos como metodologia de investigação científica as abordagens Exploratória e Descritiva, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, observação participante e levantamento bibliográfico e documental. O universo pesquisado compreendeu escolas de 1º ciclo do polo Turu-Bequimão em São Luís, Maranhão, Brasil. Por meio da pesquisa observamos que, embora a ANA seja um aferidor da qualidade de ensino nacional, muito ainda precisa ser investido para que as políticas educacionais adotadas pelo governo federal possam elevar os índices de alfabetização e letramentos dos anos iniciais. Dentre as ações, podemos citar as estruturas físicas das escolas; a execução de um currículo formal que atenda às demandas coletivas e individuais dos estudantes e que esteja identificado com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e a formação profissional docente em parceria com as esferas públicas e instituições de ensino superior exercendo sua função política e social de ensino, pesquisa e extensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22T00:00:00Z
2018-02-09T16:30:27Z
2018-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3857
http://hdl.handle.net/10314/3857
TID:201849313
url http://hdl.handle.net/10314/3857
identifier_str_mv TID:201849313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136923705409536