Avaliação em larga escala ao final do 1º Ciclo de alfabetização e suas relações com qualidade do ensino, currículo e práticas docentes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3857 |
Resumo: | O presente documento descreve a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O relatório cujo tema é a avaliação em larga escala ao final do 1º ciclo de alfabetização e suas relações com a qualidade do ensino, currículo e práticas docentes, tem por objetivo compreender como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) como política pública, aplicada ao final do 1º ciclo de alfabetização pode redimensionar as práticas escolares, reguladas por um currículo amplo que atenda às necessidades e direitos das crianças em fase de alfabetização e letramento. Adotamos como metodologia de investigação científica as abordagens Exploratória e Descritiva, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, observação participante e levantamento bibliográfico e documental. O universo pesquisado compreendeu escolas de 1º ciclo do polo Turu-Bequimão em São Luís, Maranhão, Brasil. Por meio da pesquisa observamos que, embora a ANA seja um aferidor da qualidade de ensino nacional, muito ainda precisa ser investido para que as políticas educacionais adotadas pelo governo federal possam elevar os índices de alfabetização e letramentos dos anos iniciais. Dentre as ações, podemos citar as estruturas físicas das escolas; a execução de um currículo formal que atenda às demandas coletivas e individuais dos estudantes e que esteja identificado com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e a formação profissional docente em parceria com as esferas públicas e instituições de ensino superior exercendo sua função política e social de ensino, pesquisa e extensão. |
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