O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2717
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_9f074c706266704a4cedccce7f4a6d43
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RNIdentidade culturalCapoeiraDesign de comunicaçãoDesign imaterialDesign gráficoTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.O viés desta investigação tem como foco a compreensão do modo como o design gráfico pode evidenciar a capoeira enquanto manifestação cultural, potencializando o caráter identitário brasileiro a partir do desenvolvimento de uma campanha de comunicação. Em meio a esse núcleo central do estudo, emerge o entendimento do papel do designer como catalisador cultural, que, diante do novo panorama epistemológico do Design, desempenha o papel como mediador de sistemas complexos. Desse modo, a pesquisa visou ao desenvolvimento de uma campanha de comunicação para a fruição e inteligibilidade da capoeira enquanto identidade cultural brasileira. O estudo foi estruturado a partir de uma metodologia mista, a princípio não-intervencionista, por meio de um estudo de caso instrumental, através da aplicação de formulários com grupos de capoeira de Natal/RN, seguido da realização de uma pesquisa online com o público alvo apreendido no estudo de caso. Os dados obtidos nessa etapa foram analisados, respectivamente, por uma abordagem descritiva e pela análise de conteúdo. Na fase final, intervencionista ativa da investigação, a partir de uma estratégia de comunicação adequada ao público-alvo, foi proposta uma campanha de comunicação com objetivo de transmitir e evidenciar os valores da capoeira enquanto caráter identitário do brasileiro, corroborando a divulgação desse bem cultural para além da ambiência de seus atores sociais. Através da realização da técnica qualitativa Focus Group foi possível validar o projeto comunicacional desenvolvido, verificando, assim, a sua eficácia. Assim, por meio dessa pesquisa, pretendeu-se demonstrar que o design, enquanto disciplina comunicacional, pode atuar sob aspectos intangíveis na valorização e apreensão de um patrimônio cultural como a capoeira.Abstract: The bias of this research has focused on understanding how graphic design can demonstrate capoeira as a cultural manifestation enhancing the Brazilian identity character from the development of a communication campaign. Among this central core of the study, the emerging understanding of the role of the designer as a cultural catalyst that in face of changes epistemological landscape of design, permits and the mune as a mediator of complex systems. Thus, the research aimed to develop a communication campaign to fruition and intelligibility while capoeira Brazilian cultural identity. The study was structured from a mixed methodology, noninterventionist principle through an instrumental case study, through the application forms with capoeira groups in Natal/RN, followed the completion of an online survey of the target audience seized with the case study. The data obtained in this step were analyzed, respectively, by and through a descriptive and content analysis approach. In the final phase, active interventional research, from an appropriate target audience communication strategy, we proposed a communication campaign in order to pass and demonstrate the values of capoeira as identitarian character of Brazil, supporting the dissemination of cultural property beyond the ambience of their social actors. By performing qualitative technique Focus Group it was possible validate the communication project developed by checking, thus, its effectiveness. Therefore, through this research, it was intended to demonstrate that the design, while communication discipline, can act on valuing and in the apprehension of intangibles aspects of cultural heritage as capoeira.Martins, Daniel RaposoMenezes, Marizilda dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoEgito, Lorraine Oliveira Tabosa do2015-02-17T11:19:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2717TID:201074338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:45Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:58.091996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
title O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
spellingShingle O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do
Identidade cultural
Capoeira
Design de comunicação
Design imaterial
Design gráfico
title_short O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
title_full O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
title_fullStr O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
title_full_unstemmed O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
title_sort O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN
author Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do
author_facet Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Menezes, Marizilda dos Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade cultural
Capoeira
Design de comunicação
Design imaterial
Design gráfico
topic Identidade cultural
Capoeira
Design de comunicação
Design imaterial
Design gráfico
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-17T11:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2717
TID:201074338
url http://hdl.handle.net/10400.11/2717
identifier_str_mv TID:201074338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130800594092032